O REPÓRTER recebeu denúncia de um morador do bairro Jardim do Mar, em São Bernardo, na qual relata a prática de ‘pancadão’ no entorno da FDSBC – Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, mais precisamente no Supra Bar, em finais de semana, sextas-feiras e sábados, e a Prefeitura, em resposta ao periódico, afirmou que lacrará o estabelecimento em caso de não cumprimento das determinações impostas.
Relato
O ‘pancadão’ traz muito incômodo aos moradores locais com música alta, além da grande circulação de pessoas e muita sujeira, o que inclui preservativos e invólucros de drogas.
Abaixo, você, leitor, acompanha um breve desabafo do morador local.
“Há algum tempo, o entorno do Supra Bar – Direito, na rua Java, 299, Jd. do Mar, SBC, tem sido palco de ‘pancadões’ frequentes durante as noites de fim de semana. O som alto e as aglomerações têm gerado uma série de incômodos, com funk depreciativo, que se estende até altas horas da madrugada, prejudicando o descanso de moradores, incluindo idosos e crianças. Aumento do trânsito e dificuldades de circulação, acúmulo de lixo nas ruas. Situações de desordem pública e insegurança”, diz o conteúdo da mensagem do munícipe.
Resposta
Em e-mail de resposta às perguntas do REPÓRTER, a Prefeitura informou que as devidas providências foram adotadas e que, se não for suficiente, haverá novas e mais duras sanções.
“A fiscalização continuará na região para garantir o cumprimento da ordem. Amparados pela Lei, persistindo a perturbação, o estabelecimento pode ser fechado por um período de 72 horas e, persistindo ainda a perturbação, poderá ser lacrado”, diz o comunicado da Prefeitura.
O morador disse ainda que já foram feitas várias reclamações no aplicativo Noite Tranquila da prefeitura, na GCM – Guarda Civil Municipal e na Polícia Militar, o que resultou em uma operação da GCM na última sexta-feira (25), o pior dia de pancadão, com ordem de fechamento do Bar Supra nos dias 25 e 26 de outubro. O munícipe afirma também que o problema se avolumou, atraindo pessoas de diversas regiões, carros com som super potentes, bebidas, consumo de drogas, perversão sexual e furtos.
A Municipalidade informou ainda que:
“A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, informa que na última sexta-feira (25), durante patrulhamento de fiscalização da Operação Noite Tranquila, o estabelecimento mencionado foi autuado após denúncias sobre perturbação de sossego com a determinação do encerramento imediato das atividades, por período de 24 horas. No sábado (26), o patrulhamento voltou ao local e o mesmo encontrava-se fechado, como determinado”.
CELSO M. RODRIGUES