HomePolítica

Lucas Zacarias propõe incentivo à doação de órgãos e tecidos

Em uma nova proposta voltada à saúde pública, o vereador Lucas Zacarias – PL, apresentou à Câmara Municipal um projeto de lei que visa instituir a Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação e ao Transplante de Órgãos e Tecidos em Santo André. A medida busca não apenas aumentar a visibilidade sobre o tema, mas também inclui a implantação de um hemocentro para cadastro no Renome – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

A justificativa do vereador ressalta a importância de ampliar o conhecimento sobre o tema na sociedade. “É fácil apresentar a justificativa a esse projeto, afinal, doação de órgãos para aqueles que necessitam é da maior importância e quanto mais visibilidade e conhecimento sobre esse assunto, vidas poderão ser salvas, motivo relevante para esse projeto”, explicou Lucas Zacarias. Além disso, o vereador destacou que não apenas órgãos, mas também tecidos, como córnea, pele, ossos e válvulas cardíacas, podem ser doados, ampliando o impacto da iniciativa.

Nesse sentido, Zacarias enfatizou que é fundamental desmistificar o ato de doação e que, ao sensibilizar a sociedade, mais famílias possam ser encorajadas a autorizar a doação de órgãos de entes queridos que possam realizá-la. “No Brasil, estima-se a realização de 4,7 mil transplantes desde o início do ano, mas a fila de espera por órgãos cresce a cada dia”, apontou o vereador, enfatizando o desafio crescente em relação à doação de órgãos e a necessidade de iniciativas que facilitem a comunicação da intenção de ser doador com os familiares.

O projeto também se inspira em casos como o da jovem Tatiane Penhalosa, de 32 anos, que faleceu em 1º de abril de 2019 após aguardar por dois anos por um transplante de coração. Nesse período, mais de 5 mil famílias optaram por não autorizar a doação de órgãos, e 218 pessoas faleceram esperando pelo transplante de um coração.

Em outras palavras, Tatiane e muitos outros poderiam ter sobrevivido se houvesse uma maior aceitação da doação de órgãos no país. “Tatiane e tantos outros poderiam ter sido salvos com um SIM”, pontuou Zacarias, lembrando a importância de medidas que incentivem esse ato de solidariedade e esperança.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo