Os vencedores vão lançar suas coleções na multimarcas Pinga, loja em São Paulo, e desfilar suas criações no BEFW (Brasil Eco Fashion Week, em dezembro)
Trabalhar com marcas que geram impacto positivo no ambiente e nas suas comunidades é um dos pilares do NORDESTESSE. Proporcionar oportunidades para que essas marcas tornem suas cadeias produtivas mais limpas é uma meta cotidiana.
Por isso, foi com enorme alegria que o NORDESTESSE recebeu o convite da TENCEL™ e Canatiba Textil para lançar um desafio entre marcas de moda nordestinas para que elaborassem um projeto de coleção cápsula que incluísse ao menos 4 looks desenvolvidos com tecidos Canatiba Textil, feitos com fibras sustentáveis TENCEL™ Liocel.
“Desafiar marcas autorais dos 9 estados do Nordeste a desenvolverem uma coleção-cápsula cujo mote é o uso de tecido feito com fibras que são clean de um extremo a outro da cadeia foi um presente que recebemos, o tipo de parceria que queremos nos dedicar cada vez mais”, diz Daniela Falcão, CEO do NORDESTESSE.
TENCEL™️ e Canatiba Textil são parceiras há mais de 25 anos, pioneiras na preocupação em oferecer à indústria da moda tecidos que sejam sustentáveis em todo o ciclo, de sua produção ao descarte.
A fibra Liocel, da marca TENCEL™️, é um material de baixo impacto e alto conforto feito de fontes de madeira gerenciadas de forma sustentável. TENCEL™️ é a principal marca de fibras têxteis do Grupo Lenzing e podem ser incorporadas em quase todas as categorias têxteis, desde prêt-à-porter, jeans, roupas íntimas, roupas esportivas, calçados e até produtos têxteis para o lar.
“A jornada em direção à sustentabilidade é contínua e cada passo é crucial. Promover a sustentabilidade entre as marcas autorais e independentes que integram a plataforma NORDESTESSE é fundamental para fortalecer um movimento de moda consciente e responsável. Essas marcas, muitas vezes enraizadas nas tradições e na cultura local, têm o poder de influenciar o comportamento dos consumidores ao adotar práticas sustentáveis em seus
processos de produção,” destaca Juliana Jabour, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Têxtil na América do Sul do Grupo Lenzing.
Desde sua fundação, há mais de 50 anos, a Canatiba Textil busca trazer a união entre a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade de forma que agregue positivamente na indústria têxtil. Reunindo entre seus clientes as principais marcas da Europa, América do Sul, América Central e África, a Canatiba Textil investe continuamente em pesquisa de tendências e processos industriais com o objetivo de transformar ideias em inovação permanente. Equipada com tecnologia de ponta, a Canatiba Textil opera com processos certificados e utiliza insumos ecologicamente corretos que possibilitam a redução de emissões de gases, reuso de água, cumprindo os mais modernos protocolos sustentáveis do planeta.
“Com o mercado de marcas autorais em plena ascensão, NORDESTESSE tem como missão trazer a riqueza e a cultura do Nordeste por meio de produtos responsáveis e sustentáveis, desde a escolha das fibras até todos os processos produtivos. Buscamos unir moda e sustentabilidade, valorizando essas marcas que merecem destaque no Brasil e têm potencial para conquistar o mundo,” destaca Ivna Barreto, Gerente de Marketing na Canatiba Textil.
Sobre a TENCEL™
TENCEL™ é a principal marca de fibras têxteis do Grupo Lenzing. Desde 1992, a marca TENCEL™ tem sido uma potência que defende uma mudança positiva na indústria têxtil por meio de processos de produção eficientes em termos de recursos e inovações contínuas em fibras.
Sobre a Canatiba Textil
Inovação tecida com inteligência.
Desde 1969, unimos inovação, tecnologia e sustentabilidade, agregando valor para o mercado têxtil nacional. São 3 unidades fabris, mais de 2300 colaboradores diretos, em Santa Barbara D’Oeste que abastecem o mercado nacional e marcam presença em países da Europa, América Latina e África.
Laura Yamane fotos by Tencel