O livro ‘O Caminho a seguir – como agir frente a uma pessoa com deficiência’, da escritora Eliana Aparecida Conquista, moradora de São Paulo, do gênero educação inclusiva e desenvolvimento pessoal, é semifinalista do Prêmio Jabuti 2024.
Publicado pela editora O Artífice, a obra é essencial para compreender as possibilidades de inclusão em empresas e escolas e como lidar com uma PCD – Pessoa com Deficiência, assim o título literário preenche uma lacuna no campo editorial ao explicitar a terminologia mais assertiva ao se referir a uma PCD, os diversos tipos existentes, suas causas, bem como dicas de recursos facilitadores para quem possui algum tipo de deficiência, física, auditiva, intelectual ou visual.
Eliana afirmou que a deficiência está mais do que presente e deve ser olhada de frente e não de lado
Por isso dá-se o nome de Cartilha, com ênfase ao caráter educativo e de inclusão.
O título obteve o reconhecimento de um dos maiores prêmios literários do país ao conquistar uma vaga entre os 10 semifinalistas na categoria Educação do Prêmio Jabuti 2024, promovido pela CBL – Câmara Brasileira do Livro.
Aliás, a lista de finalistas será conhecida no dia 5 de novembro.
Para a autora Eliana Aparecida Conquista a chamada ‘deficiência’ está mais do que presente e deve ser olhada de frente e não de lado e está muito feliz com o reconhecimento.
De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, há mais de um bilhão de pessoas com diferentes deficiências no planeta.
IBGE
Desse modo, no Brasil, são 18,6 milhões de pessoas, o que representa quase 8,9% da
população total, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística com dados de 2022.