Santo André foi palco de um evento de grande relevância para o meio jurídico, na sexta-feira (18). A cidade sediou o XII Congresso de Direito Constitucional, organizado pela Fadisa – Faculdade de Direito Santo André. O encontro reuniu renomados palestrantes, como o Dr. Ives Gandra Martins, o Dr. Reis Fried e o presidente do STF – Supremo Tribunal Federal, Dr. Luís Roberto Barroso.
O congresso abordou questões centrais relacionadas ao direito constitucional, com foco especial em temas emergentes, como a tecnologia e o direito digital. Nesse sentido, o ministro Barroso, que é amplamente reconhecido por sua expertise nessa área, destacou-se como uma referência essencial para as discussões. Além disso, para a comunidade jurídica de Santo André, o evento proporcionou uma oportunidade ímpar.
OAB
Contudo, o impacto do congresso vai além dos temas tratados nas palestras. A OAB de Santo André tem mantido uma colaboração contínua com instituições locais, tanto do setor educacional quanto do poder público. Segundo o Dr. Leonardo Dominiqueli Pereira, presidente da 38ª Subseção da OAB Santo André, a entidade desempenha um papel vital para o desenvolvimento da classe jurídica e da sociedade em geral.
“Temos, por exemplo, a Escola de Governo, que firmou uma parceria com a OAB e a Prefeitura, além de projetos como o OAB Qualifica, que envolve acordos com o SEBRAE, a ACISA, a Escola Superior de Advocacia e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, explicou.
Ainda assim, o trabalho da OAB não se limita apenas a projetos internos. A entidade também foca no fortalecimento do aprendizado para os futuros advogados. Em outras palavras, a parceria com faculdades locais, como a Fadisa, amplia as oportunidades para os estudantes que estão se preparando para a graduação e o Exame da Ordem.