Um enfermeiro do Hospital de Urgência de São Bernardo está sendo investigado pela Polícia Civil após denúncias de que teria agredido dois pacientes internados, um deles com 84 anos. O caso, que gerou indignação entre familiares das vítimas, foi relatado no último sábado (20) durante visita de parentes ao hospital. As agressões, segundo testemunhas, teriam ocorrido na noite de sexta-feira (19).
Rosângela Leite Lacerda, filha de um dos pacientes agredidos, relatou à TV Globo que seu pai foi alvo de socos desferidos pelo enfermeiro. “Quando chegamos no sábado para a visita, ele [pai] relatou que tinha tomado um soco na cara. E a gente tentou acalmá-lo para não ficar nervoso. Perguntamos o que tinha acontecido, e o rapaz que está do lado, acompanhante de uma pessoa que está no mesmo quarto, falou que presenciou quando o enfermeiro deu um soco na cara dele”, declarou. Além disso, Rosângela mencionou que seu pai, por ter 84 anos, estava agitado enquanto o enfermeiro realizava a troca de uma sonda nasal, momento em que a agressão ocorreu.
Ainda assim, Rosângela não foi a única a denunciar. Fernanda de Araújo, esposa de outro paciente, também informou que o marido foi agredido pelo mesmo enfermeiro. “Pela idade do meu esposo ele não pode ter acompanhante. Na sexta, por volta de 22h, meu esposo estava coberto dos pés à cabeça por conta da dor de cabeça muito forte que ele estava sentindo, de vários dias. O medicamento não estava mais fazendo efeito, e, por isso, ele se cobriu dos pés à cabeça para evitar a luz”, explicou. Segundo Fernanda, o enfermeiro teria se irritado com a situação, reagindo de maneira violenta.
Em nota, a prefeitura de São Bernardo afirmou que ” assim que tomou conhecimento do caso, após apuração interna realizada pela diretoria de enfermagem, juntamente com a comissão de ética do Hospital de Urgência, o referido enfermeiro foi demitido por justa causa pela instituição prestadora de serviços, Fundação ABC”.