O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva – PT, visitou, sexta-feira (18), duas cidades do ABC para participar das agendas de dois de seus candidatos correligionários, em Diadema, José de Filippi Jr. – PT, e em Mauá, Marcelo Oliveira – PT, para endossar seu apoio ao segundo turno das eleições.
Derrotas
Aliás, no ABC, o Partido dos Trabalhadores sofreu humilhantes derrotas, afinal, a região é tida como berço petista, porém, nem a cidade de origem de Lula se salvou. Isso porque, lá, Luiz Fernando – PT ficou fora da disputa ao Executivo no segundo turno, que será disputado pelo deputado federal Alex Manente – Cidadania e o ex-deputado federal e ex-vice-prefeito Marcelo Lima – Podemos.
Assim como em Santo André, onde o petismo fez história com Celso Daniel, João Avamileno e Carlos Grana, desta vez, porém, Bete Siraque ficou em segundo lugar, mas, com a vitória, no primeiro turno, de forma acachapante de Gilvan – PSDB com 221.410 sufrágios e 60,98%.
São Caetano, que nunca teve representante petista, repetiu o feito, Jair Meneguelli ficou na quarta posição, com Tite Campanella – PL sendo conduzido ao Paço da cidade.
Rio Grande da Serra não teve representante petista e, por fim, a Estância Turística de Ribeirão Pires teve Renato Foresto – PT como candidato ao Executivo local, mas ficou em terceiro lugar, e deu adeus ao mandato sonhado do petismo, e ainda viu, um liberal assumir a cadeira, Guto Volpi – PL com 28.909 votos, 46,72% dos sufrágios válidos.
Vindos de Santo André e São Bernardo, onde o PT foi derrotado, tanto em Mauá, quanto em Diadema, petistas das cidades derrotadas participaram só para fazer número. Nas redes sociais, imagens compartilhadas de Diadema mostravam pessoas descartando bandeiras do PT nas esquinas, o que demonstra que parte do público não era orgânico, em outras palavras, a rede social não perdoou e citou a presença de militantes pagos para fazer número.