Ilustração de 1990 da Chácara do Rosário - Itu – SP, onde ocorre a segunda aula do curso. (Crédito: Acervo do MRCI/MP/USP).
Nos dias 19 e 26 de outubro, realizamos no Museu Republicano de Itu o curso de extensão “Museus-casas em Itu: história, cultura e arte a partir de coleções particulares”. A formação explora o patrimônio cultural da cidade por meio de visitas a casas e acervos particulares.
Com coordenação do Prof. Francisco de Carvalho Dias de Andrade, supervisor do Museu Republicano, e participação da Dra. Maria Lúcia Caselli, João Pacheco e Jair de Oliveira, o curso tem carga horária de 12 horas, divididas em dois encontros. As atividades incluem visitas a locais históricos e abordam temas como a economia açucareira paulista, a modernização urbana e a preservação cultural de Itu.
Em 19 de outubro, o grupo visita a Casa Imperial e o Estúdio Extraordinário, onde o cenário artístico independente de Itu será explorado com a gestora Raquel Fayad. No dia 26, o encontro ocorre na Chácara do Rosário, para apresentar um panorama da economia colonial, seguido pela Casa Xavier de Almeida, marco do patrimônio arquitetônico ituano na praça da Matriz.
Nova exposição temporária no Museu do Ipiranga: “Onde há fumaça: arte e emergência climática”
Marque na agenda: no dia 5 de novembro, estreia a nossa próxima exposição temporária no Museu do Ipiranga. “Onde há fumaça: arte e emergência climática” propõe uma reflexão sobre a crise ambiental, tratada como uma questão cultural e histórica.
Com curadoria do Micrópolis, grupo formado pelos arquitetos e pesquisadores Felipe Carnevalli, Marcela Rosenburg e Vítor Lagoeiro, a exposição aborda o tema por meio de um diálogo entre obras contemporâneas e obras do acervo histórico do Museu Paulista, destacando processos de degradação ambiental e social ao longo do tempo.