O candidato à prefeitura de São Bernardo,percorreu, na quarta-feira (16), as ruas do bairro Batistini, reunindo uma multidão de apoiadores. Deputado federal e agora na disputa pelo segundo turno das eleições municipais, marcado para o dia 27 de outubro, Alex destacou a importância da participação ativa dos moradores do bairro e ressaltou as principais demandas da região, mostrando-se atento às necessidades da população.
Aproveitando a proximidade do Dia dos Professores, celebrado no dia 15 de outubro, Alex usou a ocasião para reafirmar seus compromissos com a educação. “Meu compromisso será além de palavras. Vamos agir. Nós iremos chamar todos os aprovados dos concursos ativos da Educação. Além disso, vamos lançar um programa de intercâmbio para alunos e professores e retomar as promoções e progressões imediatamente”, garantiu o candidato, em um discurso que animou seus eleitores.
Ainda mais, Alex destacou a importância de corrigir pendências trabalhistas e melhorar as condições dos profissionais da educação. “Vamos garantir a equiparação salarial entre categorias e estudar a jornada de 30 horas para os auxiliares de educação. Além disso, vamos revisar o plano de saúde dos servidores para melhorar o atendimento e ampliar a rede de hospitais”, acrescentou. Em outras palavras, o candidato promete transformar suas palavras em ações concretas, comprometendo-se a liderar mudanças significativas no sistema educacional da cidade.
No seu plano de governo, a educação ocupa um papel central. Segundo Alex, a escola foi criada historicamente para transmitir o conhecimento acumulado pela humanidade às novas gerações, e essa função continua essencial, especialmente em tempos de rápidas transformações tecnológicas e sociais. Nesse sentido, ele propõe uma educação pública que prepare as crianças e jovens de São Bernardo para os desafios das próximas décadas.
Além disso, o candidato defende que a educação básica deve proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências que preparem os alunos para uma vida adulta plena e responsável, tanto no âmbito social quanto pessoal. “A proposta de educação que defendemos precisa ser de excelência e inclusiva, para garantir o protagonismo e a autonomia intelectual dos nossos estudantes”, afirmou Alex.
Contudo, ele reconhece que a educação não pode estar isolada do cuidado com o ser humano. O sistema educacional, segundo Alex, deve promover o equilíbrio entre o desenvolvimento psicossocial dos alunos e a qualidade de suas relações interpessoais. “O ser humano deve estar no centro das ações do Sistema Educacional Municipal”, destacou o candidato.
Por exemplo, especialistas no relatório do Fórum Econômico Mundial em Davos alertam que, com o crescimento acelerado das tecnologias, é essencial que a educação prepare as novas gerações para serem criativas, inovadoras e adaptáveis. Todavia, Alex acredita que essas transformações devem ser acompanhadas de uma forte ênfase no desenvolvimento humano, para garantir uma sociedade mais justa e equilibrada.