O prefeito de São Caetano, Luiz Olinto Tortorello, falecido em dezembro de 2004, ganha uma justa homenagem: a obra literária: Prefeito Tortorello – Uma lenda que governou São Caetano do Sul, que será lançado hoje (17), em sessão solene fechada a familiares e amigos.

Assim, este compilado literário celebra o legado político, a vida pessoal e a trajetória de um dos nomes mais ovacionados de São Caetano: Luiz Olinto Tortorello, prefeito que comandou a cidade de 1989 a 1993, e depois por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2004.
Produzida pela editora Novos Horizontes, a obra literária foi concebida pelos escritores e professores Edgar Nóbrega e Marcos Antonio Biffi, em uma biografia autorizada com dados e histórias reunidas em 514 páginas, que incluem imagens notáveis.
Biffi explicou como se deu o processo de elaboração do compilado.
“De um lado sempre pensei em fazer uma homenagem ao prefeito Tortorello, e por outro, o Edgar, que é escritor nato, já havia falado com o Marquinhos Tortorello e pediu para fazer a biografia autorizada”, iniciou o professor, que concluiu:

“Em 2024 faz 20 anos que o prefeito Tortello faleceu, porém, em 2023 fomos autorizados pelos filhos para iniciar o trabalho, assim, nossa proposta era que, no dia 15 de abril de 2024 fizéssemos o livro em celebração aos 87 anos do Tortorello. Contudo, começamos o trabalho, mas carecia de informações, tínhamos poucos entrevistados, então fomos pesquisar memórias com a família, amigos, e buscar fotos e vídeos”, discorreu Biffi..

Edgar falou em olhar visionário.
“Foi um prefeito visionário, os entrevistados dizem que era um homem à frente do seu tempo. É uma homenagem justa. Quem faz o prefácio é o ex-presidente Michel Temer, muito amigo de Tortorello desde que foi deputado federal. E teremos a apresentação do Daniel Contro, que foi secretário do Tortorello”, finalizou o docente.
Alguns exemplares serão doados para instituições filantrópicas para que façam leilão e arrecadem verba para custeio dos serviços prestados.
