A advogada Drª. Natália Rubinelli, especialista em Direito Eleitoral, é coautora da obra literária: Regulação Eleitoral Digital Comentada, e falou ao REPÓRTER sobre as eleições e os avanços da legislação sobre o assunto e a tecnologia.
Drª. Natália viu um pleito eleitoral tranquilo e atribuiu ao trabalho da Justiça Eleitoral.
“A Justiça Eleitoral tem feito excelente trabalho em resposta às representações, evitando as irregularidades, por isso, tivemos eleições, do ponto de vista legal, tranquilas”, explicou ela.
Livro
A advogada falou sobre a sua participação no livro e como vê a tecnologia nas eleições.
“Este livro foi desenvolvido pelo Instituto Liberdade Digital e elaborado por pesquisadores e alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Me senti honrada, por ser uma advogada do ABC, e tive o privilégio de participar deste livro, onde comentamos os aspectos da legislação eleitoral do ponto de vista digital”, disse ela, que prosseguiu:

“Estamos comentando os aspectos legais que trata da questão digital, a campanha eleitoral nas redes sociais. Pois, sabemos que precisa ser regulamentada e é um dos primeiros livros que trata do tema. Aliás, o coordenador foi o professor de Direito Eleitoral da Mackenzie, Diogo Rais, juiz do TRE – Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo”, explicou a advogada.
Sobre Wagner Rubinelli – Rede Sustentabilidade vereador, Natália disse que Mauá ganha.
“Mauá ganha muito no Legislativo. Além de ele ser advogado, tem especialização eleitoral, tem história na cidade, conhece Mauá, então, ele vem para somar e exercer um excelente trabalho”, avaliou a operadora do Direito.
Drª. Natália apresentou sua percepção sobre as medidas quanto à tecnologia.
“A tecnologia avança e a legislação vai sempre precisar avançar. Estamos caminhando, a resolução do TSE – Tribunal Superior Eleitoral trouxe normas regulamentadoras de responsabilidade das plataformas, impulsionamento, propaganda eleitoral dentro das redes sociais e inteligência artificial”, percebe ela.
