HomePolíticaSão Bernardo do Campo

Em disputa acirrada, Alex Manente passa Lima no início do segundo turno

Deputado federal é apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas - Republicanos

Em levantamento do Instituto SEBRAM PESQUISAS, o deputado federal Alex Manente – Cidadania, larga na frente com uma vantagem sobre seu adversário Marcelo Lima – Podemos, ex-vice-prefeito e ex-deputado federal, no cenário do segundo turno em São Bernardo. A pesquisa, realizada de 8 a 10 de outubro, revela o cenário da disputa pela prefeitura da cidade.

Estimulado
No cenário estimulado, onde os eleitores recebem o nome dos candidatos, Alex Manente aparece como o favorito, com 37,88% das intenções de voto. Marcelo Lima, por outro lado, atinge 35,13%. Além disso, os números de eleitores que declararam não saber ou não responder somam 14,88%, enquanto brancos e nulos chegam a 12,13%.

Espontâneo
Contudo, no cenário espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Alex continua liderando, com 32,38% das menções. Marcelo Lima, nesse contexto, registra 26,38% das intenções. Os eleitores que declararam não saber ou não responderam representam 41,25%.

Rejeição
O estudo também mediu a rejeição dos candidatos. Marcelo Lima é o mais rejeitado entre os eleitores, com 14,75% afirmando que não votariam nele de forma alguma. Alex Manente, por sua vez, tem uma rejeição de 13,50%. Além disso, 59,38% dos eleitores não souberam responder e 12,38% indicaram voto branco ou nulo.

Apoio
Outro ponto relevante abordado pela pesquisa foi o peso do apoio do prefeito Orlando Morando. Quando os eleitores foram questionados sobre o impacto do direcionamento do atual prefeito na escolha de seu voto, 51,75% dos eleitores disseram que não votariam em um candidato apoiado por Morando, enquanto 34,75% afirmaram que votariam. Além disso, 13,50% dos entrevistados optaram por não responder.

A influência de Orlando, que apoiava sua sobrinha Flávia Morando – União Brasil, pode ser decisiva, já que ela ficou em quarto lugar no primeiro turno, levando o prefeito a apoiar Marcelo Lima.

Com uma amostra de 800 eleitores, a pesquisa tem um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pelo REPÓRTER e está registrado no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, sob o número 02160/2024.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo