Sem brilho, o Brasil venceu o Chile de virada por 2 a 1, na noite de quinta-feira (10), no estádio Nacional de Santiago, em partida válida pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, que será nos Estados Unidos, Canadá e México.
Com o resultado, a Seleção Canarinho subiu uma posição e, agora, está na quarta colocação com 13 pontos, aliás, dentro da zona de classificação para o Mundial.
JOGO
Logo no início, a Seleção Brasileira foi surpreendida e no primeiro ataque do Chile, com um minuto, Vargas, de cabeça, abriu o placar depois de um cruzamento vindo da direita.
Atrás no placar,o selecionado de Dorival Júnior se perdeu em campo e não conseguiu impor seu ritmo, encontrando, assim, momentos de instabilidade.
Entretanto, aos poucos, a Canarinho foi se encontrando, e envolvendo os chilenos, e quando se equilibrou passou a pressionar o selecionado de Gareca, assim sendo, aos 14, Rodrygo fez boa jogada pela esquerda e quase empatou.
Contudo, o jogo ainda estava truncado, mas, mesmo assim, depois foi a vez de Abner cruzar da esquerda para Igor Jesus chegar para conclusão, porém, a zaga do Chile se antecipou e evitou a finalização.
Desse modo e se mantendo no ataque, aos 30, Abner, de novo, desta vez, avançou sem marcação até a entrada da área e chutou, a bola bateu num adversário e saiu para escanteio.
E de tanto insistir, o Brasil furou o bloqueio chileno e empatou, quando, aos 45, após uma boa investida de Savinho pela direita, o atacante cruzou na medida e Igor Jesus desviou de cabeça.
INTERVALO
Dorival trocou no vestiário e André ficou para a entrada de Bruno Guimarães, além da troca de Lucas Paquetá por Gerson, porém, as boas chances vieram com Rodrygo e Raphinha, no entanto, não souberam aproveitá-las.
Mais solto, mas correndo risco dos contra-ataques chilenos por erros de passes dos brasileiros, o Brasil ainda assim pressionava o time de Gareca, inclusive, quando Rodrygo driblou Echeverría e foi derrubado, porém, a arbitragem ignorou o pênalti.
Dorival fez outras substituições: Luiz Henrique aos 22 minutos, na vaga de Savinho, e Endrick, aos 31, no lugar de Igor Jesus, embora tenha passado a dominar o meio de campo, todavia, não encontrava espaços para o segundo gol.
Mas, aí apareceu a estrela do atacante do Glorioso, o jovem Luiz Henrique, aos 43, recebeu pela direita, livrou-se de um marcador, entrou na área, limpou o lance e concluiu com categoria, era vitória no sufoco, porém, mais três pontos essenciais para continuar sonhando com a vaga para a Copa do Mundo 2026.