CulturaHome

 A Companhia da Escola Nacional de Teatro estreia “A Casa de Bernarda Alba” e revela o controle feminino sobre os desejos e tradições

Depois de temporadas de sucesso com casa sempre lotada, a Companhia da Escola Nacional de Teatro (Cia da ENT) volta aos palcos com a montagem de “A Casa de Bernarda Alba”, clássico de Federico García Lorca. Sob a direção de Andréa Weber, a peça mergulha em temas universais como a repressão, o autoritarismo e a luta pela liberdade, através da história de uma família marcada pelo controle severo da matriarca Bernarda Alba. Cada gesto e silêncio revela tensões profundas, em um cenário onde a repressão se encontra à beira de um colapso.

Fotos – Giulia Gamba

 

Após a morte de seu marido, Bernarda impõe a suas cinco filhas um rigoroso luto de oito anos, confinando-as em casa e isolando-as do mundo. No entanto, a presença de um homem quebra o delicado equilíbrio desse regime autoritário, alimentando paixões proibidas e rivalidades acirradas. A tensão crescente entre tradição e desejo culmina em um final que certamente deixará o público em reflexão muito além do término da apresentação.

A Casa de Bernarda Alba” é uma obra atemporal que explora o conflito entre liberdade individual e as convenções sociais. A montagem busca extrapolar a Espanha rural dos anos 1930, mostrando que essa história pode se passar em qualquer lugar e em qualquer tempo, inclusive nos dias atuais. Como observa a diretora Andréa Weber: “Essa história ressoa até hoje, desafiando as normas patriarcais e o controle social sobre os corpos e desejos femininos.”

A Cia da ENT, que teve início como um projeto pedagógico dentro da Escola Nacional de Teatro, agora realiza sua primeira produção profissional, com o apoio da Lei Paulo Gustavo. O elenco é composto por atrizes formadas na ENT, juntamente com duas atrizes convidadas, trazendo à tona o talento e a força interpretativa que marcam essa nova fase da Companhia.

O espetáculo estreia em 05 de outubro e fica em cartaz até 26 de outubro, sempre aos sábados, às 20h, no Teatro da ENT, localizado no centro de Santo André. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla.

Serviço:
“A Casa de Bernarda Alba”, de Federico García Lorca
Local: Teatro da ENT – Rua Cel. Agenor de Camargo, 514 – Centro – S. André
Data: de 05 a 26 de outubro – Aos sábados às 20h
Ingressos: à venda no Sympla –  A CASA DE BERNARDA ALBA em Santo André – Sympla
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo