A nove dias para as eleições de 6 de outubro, nova pesquisa eleitoral revela a consolidação da liderança isolada do candidato Gilvan – PSDB, que tem o apoio do prefeito de Santo André, Paulo Serra – PSDB. O levantamento mostra o tucano à frente em todos os cenários avaliados, com destaque para o cenário estimulado, onde os entrevistados recebem um disco com o nome dos candidatos.
Além disso, os números do levantamento indicam que Gilvan aparece com 50,37% das intenções de voto para prefeitura, o que o deixa próximo de vencer no primeiro turno. Apesar disso, a disputa pela segunda colocação segue acirrada entre os candidatos da oposição.
O vereador Eduardo Leite – PSB, aparece com 9,50%, enquanto a ex-vereadora Bete Siraque – PT, registra 9,25%. Entretanto, o vice-prefeito Luiz Zacarias – PL, tem 5,87%.
Contudo, nomes como o vereador Coronel Sardano – Novo, que obteve 0,62% das intenções de voto, e Clenilza – PCO, com 0,25%, aparecem distantes do segundo grupo de candidatos.
Espontânea
Ainda assim, a pesquisa espontânea, que não oferece os nomes dos candidatos aos eleitores, também reflete a liderança de Gilvan. Neste cenário, o candidato tucano mantém 27,62% das intenções de voto.
Eduardo Leite aparece com 4,75%, enquanto Bete Siraque detém 4,62% e Zacarias, 3,37%. Contudo, Coronel Sardano possui apenas 0,50%, e 53,75% dos entrevistados afirmaram que não sabem ou não opinaram.
Já 5,88% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.
Rejeição
No cenário de rejeição de voto estimulado, por exemplo, Bete Siraque é a candidata com maior índice de rejeição, somando 25,62%. Luiz Zacarias tem 8,62%, enquanto Coronel Sardano possui 6,38% e Clenilza, 6%.
Do mesmo modo, Gilvan tem uma rejeição de 5,62%, Eduardo Leite registra 3,25%, enquanto 31,62% dos eleitores afirmaram não saber ou não opinaram, e 12,88% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos.
Dados
A pesquisa realizada pelo Instituto ASN Pesquisas, contratada pelo REPÓRTER, que possui uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%, foi a campo entre os dias 24 e 25 de setembro, ouvindo 800 eleitores. O levantamento foi registrado no TSE – Tribunal Superior Eleitoral sob o número 07975/2024.