Política Pública boa deve ser copiada, afinal, são estes projetos que trazem melhorias para sociedade, porém, além das ótimas ideias, medidas como a que o candidato a vereador na cidade de São Paulo, Davi Benedito – PRD traz, podem refletir diretamente no bolso do contribuinte.
O que o ABC poderia muito bem se apropriar da ideia e implantar em todas as cidades.
A ideia do candidato é transformar um item da legislação de trânsito nacional, que passaria de punitiva para educativa, isso mesmo, além de reduzir os custos de quem é penalizado, será possível distinguir o mau do bom, ou desatento, motorista, reduzindo seu prejuízo e desmantelando a ‘indústria da multa’.
Davi sugere que o valor cobrado seja proporcional ao limite ultrapassado e aferido nos radares.
“Defendo uma alteração na lei de multas de trânsito. Assim, será uma multa paliativa, você vai tomar uma multa de acordo com o grau de velocidade que você passar pelo radar. Se passar a 10%, a 20% acima do limite, você vai ter uma multa nesta proporção. Ou seja, o valor da multa atual e você terá uma multa nesta proporção, até 30%, passou disso será multa integral. A ideia é transformar a legislação em educativa e, não punitiva, defendo uma mudança na forma de aplicar a multa, na forma da panelização, porque esse radar é para educar no trânsito, com controle de velocidade e não é para enriquecimento dos cofres públicos”, dispara o candidato.
Ainda segundo Davi, não é possível que uma pessoa desatenta pague o mesmo valor que um infrator contumaz, pois a ideia é levar a conscientização de um trânsito mais seguro.
CELSO M. RODRIGUES
