Levantamento realizado pelo Instituto ASN Pesquisas mostra que Taka Yamauchi – MDB, tem amplas chances de vencer a eleição para a prefeitura de Diadema já no primeiro turno. Com base nos votos válidos, o candidato aparece com 53,18% das intenções de voto, o que o coloca em uma posição confortável à frente dos seus adversários. Nesse sentido, os números indicam que Taka pode encerrar a disputa sem a necessidade de um segundo turno.
Além disso, o atual prefeito José de Filippi Jr. – PT, segue como o principal oponente, atingindo 40,07% dos votos válidos. Apesar disso, a diferença de mais de 13 pontos percentuais entre os dois candidatos é significativa. Do mesmo modo, o ex-deputado Márcio da Farmácia – Podemos, tem um desempenho modesto, com 5,99%, enquanto Gesiel Duarte – Republicanos, aparece com apenas 0,76%.
Estimulada
Na pesquisa estimulada, em que os candidatos são apresentados através de um disco com nomes, os números de Taka continuam favoráveis, com 40,57% das intenções de voto. Porém, Filippi aparece logo em seguida, com 30,57%.
Márcio da Farmácia segue com 4,57%, enquanto Gesiel Duarte apresenta 0,57%. Nesse cenário, 13,86% dos entrevistados afirmaram que ainda não sabem em quem votar e 9,86% declararam que não pretendem votar em nenhum dos candidatos.
Espontânea
Todavia, quando a pesquisa adota o formato espontâneo — ou seja, sem apresentar o disco de candidatos — Taka Yamauchi continua na liderança com 27,71% das intenções de voto. José de Filippi Jr. aparece com 19,43%.
Já Márcio da Farmácia surge com 2,43%. Gesiel não foi mencionado. Ainda assim, 41% dos entrevistados afirmaram que não sabem em quem votar e outros 9,43% afirmaram não votar em ninguém.
Metodologia
O levantamento feito pela ASN Pesquisas, contratado pelo REPÓRTER, que entrevistou 700 eleitores, entre 10 e 12 de setembro, tem uma margem de erro de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, e uma confiabilidade de 95%. O estudo foi registrado no TSE – Tribunal Superior Eleitoral sob o número 04561/2024.