A Câmara Municipal de Diadema aprovou, na quinta-feira (12), o projeto de lei do vereador Talabi – PV, que institui a Semana Municipal da Adoção Tardia de Crianças e Adolescentes. A proposta visa promover a conscientização da sociedade sobre esse tipo de adoção, além de estimular a celeridade nos processos e realizar campanhas de sensibilização a respeito do tema. A iniciativa passa a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do município.
Segundo Talabi, a adoção tardia envolve a integração legal de crianças ou adolescentes, geralmente a partir dos 3 anos de idade, que já possuem certa autonomia em relação ao mundo ao seu redor. “A adoção tardia é o ato de assumir como filho, por meio de um processo legal, um indivíduo que já possui certa autonomia com relação ao mundo que o cerca”, explicou o vereador. Ele destacou que esse é um desafio que nem todos estão dispostos a enfrentar, uma vez que muitas famílias optam pela adoção quando não conseguem ter filhos biológicos.
Além disso, o processo de adoção de crianças mais velhas tende a ser mais delicado. As preocupações com possíveis traumas e questões comportamentais são fatores que frequentemente afastam pretendentes da adoção tardia. “A adoção fica muito mais complicada quando existe a preocupação com questões comportamentais e traumas da criança que, em tese, não seriam tão evidentes no caso de recém-nascidos”, enfatizou Talabi. Nesse sentido, a Semana Municipal pretende mudar essa visão, dando maior visibilidade para essas crianças e adolescentes.
Ainda mais, o projeto de lei busca incentivar a reflexão e a conscientização da sociedade sobre a realidade dessas crianças que, muitas vezes, são vistas como de difícil colocação em famílias substitutas. Isso ocorre porque muitos já foram destituídos do poder familiar e vivem em abrigos. “O presente Projeto de Lei pretende dar visibilidade a essas crianças e adolescentes que já foram destituídos do poder familiar, vivem acolhidos e se enquadram num perfil considerado de difícil colocação em família substituta”, afirmou o vereador.
Contudo, o objetivo principal da Semana Municipal da Adoção Tardia é ampliar as chances dessas crianças de encontrarem uma família. Para tanto, a iniciativa propõe a realização de campanhas de publicidade sobre o tema, promovendo, assim, uma maior sensibilização da população. “Buscamos ampliar as chances de adoção dessas crianças por meio de campanhas de conscientização e incentivo à agilidade dos processos”, reforçou Talabi.