GeralHome

Ex-professor da Direito São Bernardo toma posse no Tribunal Regional Federal da 3ª Região

Dr. Marcos Moreira de Carvalho, advogado e ex-professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, tomou posse no TRF3 – Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em uma cerimônia solene realizada no dia 30 de agosto. O evento, que marcou a posse de três novos desembargadores, foi conduzido pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Carlos Muta, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a primeira-dama da República, Janja Lula da Silva, ministros de Estado, do STF – Supremo Tribunal Federal e do STJ – Superior Tribunal de Justiça.

Ex-professor da Direito São Bernardo toma posse no Tribunal Regional Federal da 3ª Região

Carvalho, que é morador de São Caetano, destacou a importância do momento em sua trajetória profissional. “Este sem dúvida é um dos momentos mais importantes de toda a minha carreira. Foram mais de 30 anos no efetivo exercício da advocacia, 33 para ser mais exato, e hoje com a posse no Egrégio Tribunal Federal Regional há a coroação de uma trajetória pautada pela ética, pelo respeito às pessoas e às leis”, afirmou o novo desembargador.

Além disso, Carvalho ressaltou o complexo processo de seleção para a vaga de desembargador federal pelo quinto constitucional, que se inicia no Conselho Federal da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e culmina com a nomeação pelo presidente da República.

ABC

A nomeação de Carvalho foi vista como um reconhecimento ao prestígio da região do ABC no cenário jurídico nacional. “A nomeação do Dr. Marcos Moreira de Carvalho para o cargo de Desembargador do Tribunal Regional Federal é o reforço do prestígio do ABCDRM no Poder Judiciário”, comentou o professor Dr. Rodrigo Gago, diretor da FDSBC – Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Ele também destacou a relevância da academia e da comunidade regional, que agora se veem representadas no Tribunal Regional Federal.

Além de Carvalho, outros dois desembargadores tomaram posse no TRF3: Louise Vilela Leite Filgueiras e Gabriela Shizue Soares de Araujo. Louise Filgueiras, que atuou como juíza federal desde 1999, foi promovida pelo critério de merecimento para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria de Victorio Giuzio. Já Gabriela Araujo, assim como Carvalho, ocupou uma vaga destinada ao quinto constitucional, criada pela Lei nº 14.253/2021.

A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades, evidenciando a importância do evento para o Judiciário brasileiro. Entre os presentes estavam o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ministros do STF como Dias Toffoli e André Mendonça, além do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin. A mesa de honra foi composta também por representantes da OAB e da Procuradoria Regional da República da 3ª Região.

“É uma grande honra ser um representante do ABC no Tribunal”, concluiu Carvalho, refletindo sobre a responsabilidade e o prestígio de sua nova função.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo