O Palmeiras se despede da Conmebol Libertadores após empatar com o Botafogo-RJ, ontem (251), no Allianz Parque, por 2 a 2, em partida de volta válida pelas oitavas de final da competição.
Aliás, um empate com sabor de derrota, pois o árbitro argentino Facundo Tello foi econômico nas acréscimos, tanto no primeiro tempo, quando acresceu três minutos, quanto na etapa final, ao conceder ridículos cinco minutos, depois dar mais dois, em uma partida que houve dez substituições, além dos atendimentos fictícios aos jogadores do time carioca, que ora caíam por dores, mas voltavam ao campo em segundos, e ora acusavam um choque de cabeça, porém, também retornavam ao gramado imediatamente ao sair das quatro linhas.
É lamentável ver uma arbitragem de baixo nível com tem sido nos campeonatos nacionais e continentais da América do Sul.
JOGO
Bem vamos ao jogo, o jogo começou com as duas equipes tentando resolver a classificação, e logo aos dois minutos o time carioca arriscou de fora da área com Gregore, mas a bola passou ao lado do gol de Weverton, na sequência, aos quatro minutos, Savarino tentou de novo de fora da área e a bola estourou na trave.
Saí em diante só deu Palmeiras, com avanços de Estêvão pela direita dando trabalho, assim, aos 18, fez tabela com Richard Ríos e bateu travado com a zaga botafoguense. Aos 20, Raphael Veiga serviu Estêvão no meio de campo, que deixou o zagueiro para trás e, de novo, foi travado na conclusão.
Aos 23, Estêvão serviu Ríos que cruzou para Flaco López concluir por cima do gol. Aos 34, novamente, a joia palmeirense fez jogada pela direita, serviu Ríos, que conduziu para dentro da área e concluiu por cima do gol de Jhon.
E no final do primeiro tempo, Felipe Anderson cobrou falta que passou tirando tinta da trave de John.
COMPLEMENTAR
No primeiro minuto do segundo tempo, Weverton fez reposição de bola, a zaga do Botafogo cortou mal e sobrou para Estêvão, que serviu Flaco, que finalizou para defesa de John.
Porém, aos 10 minutos, após cobrança de lateral e indecisão da zaga alviverde, Marlon Freitas tocou de ponta de chuteira, a bola chegou em Savarino, que cruzou e encontrou Igor Jesus entrando por trás da zaga palmeirense.
E novamente, aos 18 minutos, em outra indecisão da zaga do time paulista, Gustavo Gómez perdeu o tempo da bola e Savarino invadiu a área e concluiu na saída de Weverton, 2 a 0 para o Botafogo.
AMASSOU
Aos 24 minutos, após cobrança de falta de Veiga, a bola foi cortada e voltou para área, mas Gabriel Menino não conseguiu concluir com força para defesa de John.
Aos 30, após cruzamento de Estêvão, Rony não conseguiu chegar na bola.
Assim, aos 33, Rony escapou e arriscou de fora da área para defesa de John.
Porém, aos 36, Tiquinho Soares quase ampliou de cabeça.
Entretanto, aos 40 minutos, Gabriel Menino cobrou falta na cabeça de Flaco que diminuiu o placar.
Aos 44, em bola alçada na área e desviada pelo jogador palmeirense, Rony concluiu e empatou, 2 a 2.
Aos 48, no bate e rebate dentro da área a bola sobrou para o zagueiro Gustavo Gómez que virou o jogo, mas o VAR chamou o argentino Facundo, que anulou o gol por toque da bola na mão.
Aos 49 minutos, Gabriel Menino ainda mandou uma bola na trave, o que seria a virada e levaria a decisão para os pênaltis, no entanto, não deu, Botafogo avançou para as quartas de final da Libertadores.
COMPROMISSO
O Alviverde volta a campo sábado (24), às 18h30, para encarar o Cuiabá, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas – SP, em jogo válido pela vigésima quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Aliás, o Verdão ocupa o 3º lugar na tabela da competição, com 41 pontos conquistados.
CELSO M. RODRIGUES