A cidade de São Bernardo amanheceu agitada ontem (16) com as agendas políticas de início de campanha eleitoral dos candidatos ao Paço Municipal.
Marcelo
Assim, logo cedo, às 7h20, o candidato Marcelo Lima – Podemos deu o pontapé inicial da sua campanha no local onde foi construído o Piscinão do Paço.
Aliás, Marcelo fez questão de frisar a sua participação direta na obra, à época como secretário de Serviços Urbanos e vice-prefeito, e que se tornou símbolo da transformação e modernização da cidade.
Marcelo afirmou, portanto, ter escolhido o Piscinão do Paço para iniciar sua caminhada eleitoral, pois é um lugar especial em sua trajetória política.
“Escolhi começar minha campanha aqui neste lugar tão importante para a cidade, para o povo são-bernardense e para minha vida pública. Então, vamos fazer uma campanha do bem e de proposta, que prega o amor e o respeito. Eu quero discutir proposta e a experiência de verdade”, afirmou o candidato ao Paço Municipal.
No local, Marcelo Lima esteve acompanhado da esposa Zana Lima, das filhas Larissa e Gabriele, da mãe Dona Cida e da Sargento Jessica Cormick, candidata à vice-prefeita de sua chapa, com seu esposo Éder Munhoz e a filha Rafaella, além de Rafael Demarchi, Edinho Montemor e Roberto Hato, que agora integram a aliança que apoia sua candidatura.
LUIZ
Já o candidato do PT, o deputado estadual Luiz Fernando, portanto, iniciou sua campanha oficial, às 10h. da manhã de ontem (16), no bairro Nova Petrópolis, ao convocar uma coletiva de imprensa e falou sobre a agenda e sobre os planos.
“Começa hoje (16) um caminho para se retomar, se organizar, devolver a cidade para o patamar que nunca deveria ter saído. Além disso, a gente vai avançar nesse processo, pois o desafio é muito grande, a situação de fato é calamitosa, e eu não tenho dúvida nenhuma de termos a experiência do Dr. Dib ao nosso lado para que a gente possa retomar”, abriu a agenda o deputado.
Na sequência, Luiz Fernando esmiuçou a agenda de ontem e recordou as reuniões realizadas.
“Vamos fazer caminhada pela cidade hoje (16) e, às 19h, na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo um evento de pontapé inicial. Assim, o lançamento do nosso programa de governo extenso que elaboramos. Portanto, que foi iniciado através de 20 reuniões na cidade, para ouvir os anseios da população, depois fizemos 13 reuniões com o pessoal da Saúde, Educação, Cultura, de diversas áreas para ouvir os anseios”, explicou o petista.
Assim, Luiz Fernando concluiu falando sobre a participação do Governo Federal.
“Depois ouvimos o Governo Federal, as políticas estabelecidas para que possamos trazê-las para São Bernardo, através de parceria que o presidente Lula externou a vontade de trazer e nós a oportunidade de fazê-la. Porque precisamos avançar, não só retomarmos o cenário, pois andamos há muito tempo para trás. Na verdade, não vamos trazer nenhuma promessa mirabolante, algo que a gente não tenha condições de executar”, finalizou o candidato.
FLÁVIA
Do outro lado cidade, no entanto, a candidata à Prefeitura São-bernardense, Flávia Morando – União Brasil, esteve no bairro do Rudge Ramos, ao lado do prefeito Orlando Morando – PSDB e da deputada estadual Carla Morando – PSDB, apoiadores e candidatos, visitando o comércio e conversando com a população.
Com isso, ao final da caminhada, a candidata concedeu entrevista coletiva à imprensa em frente à Paróquia São João Batista.
“Quero reconhecer o trabalho do prefeito Orlando Morando, que transformou a cidade, trouxe outra realidade, trouxe vida nos últimos oito anos e a única que representa a continuidade que ele apostou e confia para continuar os trabalhos, sou eu. Aliás, a Carla, deputada que abraçou São Bernardo, trouxe muitas melhorias com recursos, foram mais de R$ 800 milhões, e ajudou a investir em todas as áreas”, discorreu a candidata.
Flávia finalizou falando dos rumos que a cidade deve tomar.
“A cidade precisa continuar melhorando, por isso, aceitei o desafio, e porque a gente precisa de um gestor em São Bernardo, alguém que saiba administrar, diferente dos candidatos que estão no pleito. Tenho propostas e meu plano de governo tem muita coisa e o Orlando Morando está deixando tudo organizado, propostas que a gente já verificou o orçamento e vai dar para entregar”, conclui Flávia.
ALEX
No final da tarde de ontem (16), por volta das 15h30, foi a vez do deputado federal Alex Manente – Cidadania, ao lado de seu vice, Paulo Eduardo – PL, e que contou com a presença do deputado estadual Thiago Auricchio – PL, percorrer o Jardim Silvina para dar início oficial à sua campanha eleitoral em caminhões de som.
No entanto, Alex preferiu falar com a imprensa antes de sair para caminhada, e foi perguntado sobre o processo de impeachment que não passou na Câmara.
“O impeachment é página superada, a Câmara rejeitou, nossos vereadores optaram por abstenção, entendendo que é um processo que demandaria melhor avaliação, diferente, portanto, daqueles que rejeitaram imediatamente o pedido, mas agora é página superada. Portanto, isso não faz parte da pauta da campanha, a pauta sempre foi a mesma: São Bernardo que olha para frente. Ouvimos a população, entregamos um plano de governo à sociedade e conseguimos fazer com que a população efetivamente participasse, com mais de 15 mil sugestões e agora é levar à população a mensagem da cidade que quer seguir adiante, que quer ter um serviço público à altura de uma grande cidade como São Bernardo”, discorreu Manente.
Questionado sobre fake news, Alex disse que é crime e que a proposta é outra.
“Fake news: vamos tratar como crime. Porém, nossa proposta vai ser sempre debater a cidade, é assim que entendo o processo político, é assim que a sociedade espera e vamos focar nos desafios que cidade tem e não são poucos, Saúde, Segurança Pública, avançar nas oportunidades do futuro da cidade, que teve queda do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços da cidade, o que representa queda de produção”, finalizou o candidato.
CLAUDIO
Por volta das 16h., o candidato Claudio Donizete – PSTU, início sua agenda oficial eleitoral
no Terminal de São Bernardo, ao lado do Paço Municipal.
Segundo o candidato, teve início, ontem (16), a disputa que ele classifica como desproporcional.
“Começa a disputa eleitoral nas ruas, contra toda desproporção econômica, midiática e política, assim, o PSTU não poupará esforços em lutar também nas eleições por uma São Bernardo para os trabalhadores e enfrentar os interesses das famílias bilionárias capitalistas, que governam nossa cidade a décadas sem nenhuma prioridade aos trabalhadores, à juventude e à periferia”, disparou Claudio.
CELSO M. RODRIGUES