O Projeto Sementinhas do Esporte, do Instituto Mais Ação, está transformando a vida de crianças e adolescentes em várias cidades no país através do esporte. As cidades de Cubatão e Santo André, estão entre os municípios contemplados pelo projeto social que leva aulas de futsal gratuitas a crianças de 6 a 12 anos, promovendo o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento pessoal.
O Instituto Mais Ação é uma ONG presente em sete estados brasileiros que desenvolve um trabalho reconhecido nacionalmente. Com apenas cinco anos de história, o Mais Ação já atendeu a mais de 5 mil crianças e adolescentes em seus projetos sociais. Em Cubatão e Santo André, o Mais Ação atua há mais de um ano e já beneficiou um total de 269 crianças, entre meninos e meninas.
O esporte possui um poder transformador. No entanto, nem todos têm a oportunidade de participar de escolinhas de esportes devido a limitações financeiras. Foi pensando no futuro dessas crianças e adolescentes que nos unimos a empresas parceiras e criamos o Instituto Mais Ação. Ele foi estruturado para levar lazer, bem-estar, saúde e acima de tudo valores e oportunidades para o máximo de pessoas o possível”, conta Alexandre Seixas, diretor do Mais Ação.
As iniciativas em Cubatão e Santo André são realizadas em parceria com a Unipar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. As crianças e adolescentes do projeto em Cubatão participam de aulas de futsal na UME Jayme João Olcese. Já na cidade de Santo André, as aulas acontecem na EMEIEF Paranapiacaba. Todas as crianças do projeto também recebem gratuitamente uniforme, como camisa, bermuda e meião para realizar as atividades.
“É com grande satisfação que celebramos os resultados do Projeto Sementinhas do Esporte em Cubatão e Santo André. A alegria e o entusiasmo das crianças nas atividades esportivas são a maior prova do sucesso desse programa. Além de promover a saúde e o bem-estar, o projeto contribui para o desenvolvimento social e pessoal dos nossos jovens, formando cidadãos mais ativos e conscientes”, destaca Alexandre. “A renovação do Sementinhas em setembro é um reconhecimento do importante papel que desempenhamos nestas comunidades e da parceria frutífera com os parceiros”.
Os projetos do Instituto Mais Ação acontecem, em sua maioria, em escolas públicas ou em complexos esportivos cedidos pelas prefeituras ou associações das cidades onde estão inseridos. A instituição é responsável pela contratação de professores locais e pela implementação do método pedagógico de ensino. Os professores têm à sua disposição materiais esportivos como bolas, coletes e cones para melhor desempenharem suas atividades.
Com mais de 3 mil alunos já beneficiados, o projeto Sementinhas do Esporte também está presente nos estados do Amazonas, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe e Paraná.