Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
HomeTragédia

Luciano Trindade Alves de SBC está entre as vítimas do voo 2283 da Voepass

Morador de São Bernardo retornava de viagem a trabalho em Cascavel, no Paraná, de onde partiu o voo

A tragédia do voo 2283 da empresa aérea Voepass, antiga Passaredo, ocorrido no início da tarde de ontem (09), no interior de São Paulo, na cidade de Vinhedo, tirou a vida de 62 pessoas, entre elas 58 passageiros e quatro tripulantes.

Assim, entre as vítimas está o munícipe de São Bernardo, Luciano Trindade Alves, morador do bairro Selecta. Luciano, que atuava como químico, trabalhava como colorista na empresa Sherwin-Williams, e retornava de uma viagem a trabalho em Cascavel – Paraná.

SINDICATO

No site do Sindicato dos Químicos do ABC, a entidade emitiu nota de pesar e solidariedade aos familiares e amigos de Luciano e às famílias de todas as vítimas do trágico acidente, portanto, leia a nota na íntegra:

“O Sindicato dos Químicos do ABC, com enorme pesar, registra o falecimento do trabalhador químico Luciano Trindade Alves na tragédia com o voo Voepass 2283, ocorrida nesta sexta-feira (9), em Vinhedo (SP). Luciano trabalhava como colorista na empresa Sherwin Willians e era morador do bairro Selecta, em São Bernardo do Campo. Neste momento de dor, a diretoria do Sindicato se solidariza com os familiares e amigos de Luciano e com a família das todas as vítimas deste terrível acidente”, diz a nota.

REDES

Nas redes sociais, amigos, familiares e usuários enviaram centenas de mensagens de solidariedade aos amigos e familiares de Luciano, assim como para todos os familiares de todas as vítimas.

ATUALIZAÇÃO

Até a manhã de hoje (10), no entanto, a informação da Voepass Linhas Aéreas era de que existiam 61 pessoas embarcadas no voo 2283, porém, na manhã deste sábado (10), a empresa atualizou e o número de vítimas aumentou, agora são registrados 62 mortos.

Assim, na tragédia do voo 2283, da Voepaas Linhas Aéreas, não houve sobreviventes.

Hangar da Voepass
Hangar da Voepass

Leia a íntegra da nota da Voepass sobre a atualização do número de vítimas:

“Em respeito à identidade do passageiro e de sua família, a Voepass decidiu confirmar a informação de que Constantino estava a bordo do voo 2283 somente quando não houvesse dúvidas.  Com pesar, a Voepass lamenta informar que o número de vítimas do acidente ocorrido na sexta-feira, dia 09 de agosto, do voo 2283, proveniente de Cascavel com destino ao aeroporto de Guarulhos, é de 62 pessoas”, diz a nota.

Ainda de acordo com a Voepass, o nome de Constantino Thé Maia não estava na lista por uma questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do boarding e contagem de passageiros embarcados.

PF

O superintendente regional da PF – Polícia Federal, Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho, concedeu entrevista às emissoras de televisão no local do acidente e informou que até aquele momento, 10h55 da manhã de hoje (10), 24 corpos tinham sido resgatados e encaminhados ao IML – Instituto Médico Legal da Capital Paulista, onde estão concentrados os esforços e integralmente dedicado à identificação de todas as vítimas.

Rodrigo afirmou ainda que o trabalho segue e a PF mantém grande efetivo para concluir os trabalhos os mais rápido possível e que “o desafio  é conseguir retirar todas as vítimas de forma que seja possível a identificação, porém, é um trabalho delicado e sensível”, disse o superintendente aos jornalistas no local e concluiu:

“Todos os órgãos e a empresa estão trabalhando de forma coordenada para concluir o mais rápido possível os trabalhos. Inquérito policial pela PF foi instaurado para dinâmica dos fatos e verificar o que aconteceu”, disse Sanfurgo.

Entenda o que se sabe até agora sobre o trajeto da aeronave, um ATR-72-500 da Voepass.

A aeronave decolou às 11h56, e seguiu a rota tranquila até às 12h20, segundo a plataforma Flightradar, assim, a aeronave subiu até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23, e se manteve nessa altura até às 13h21, quando começou a perder altitude.

Neste momento, o ATR-72-500 fez uma curva brusca, às 13h22, um minuto após o horário do último registro, quando a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de cerca de 4 mil metros em um minuto, em uma velocidade de 440 km/h.

O voo 2283 da Voepass partiu com 58 passageiros e quatro tripulantes, do aeroporto de Cascavel, no Paraná, com destino o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, contudo, caiu no condomínio Residencial Recanto Florido, no bairro Capela, em Vinhedo, a cerca de 70 km do destino final, por volta das 13h30.

FABRICANTE

Segundo a fabricante franco-italiana ATR, com sede na França, uma das maiores fabricantes da aviação mundial, o modelo ATR-72-500 pode voar com velocidade máxima de 511 km/h, possui 27 metros de comprimento, mesma metragem de envergadura, com autonomia de voo de 1.324 quilômetros e peso máximo de carga em serviço de 7 mil quilos.

Já de acordo com a Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, o modelo é turboélice com 74 assentos.

INVESTIGAÇÃO

O acidente é investigado pelo Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelo Sipaer – Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

CELSO M. RODRIGUES

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo