ArtigoHome

INSTANTE DO TINTO

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

 

Prazer em conhecer o Vinho Madeira

    Os vinhos Madeira possuem diferentes graus em seu sabor. Iniciando pelo seco, indo ao meio seco até o meio doce e por fim o doce, onde cada sabor é resultado fa espécie da uva. Os vinhos doces são produzidos com a casta Malvasia, os do tipo meio doces são da casta Bual, meio secos com a casta Verdelho e os secos com a casta Sercial. Já a casta Tinta Negra é base da maior parte da produção, dada a sua versatilidade para produzir os quatro graus de sabores entre seco e doce.
    Tendo um sabor mais doce, maior será o seu teor alcoólico. O vinho Madeira pode ultrapassar os 19%. Isso porque é fortificado, ou seja, recebe álcool vínico para barrar a fermentação. Sendo assim, funciona perfeitamente como aperitivo ou digestivo. Perfeito para o começo ou final da refeição.

    O nome do vinho está ligado ao local onde é produzido, a Ilha da Madeira, um território português localizado no meio do Oceano Atlântico. Produção que acontece desde o século 15 com o objetivo de fornecer a bebida aos navios que seguiam para o chamado Novo Mundo e para as Índias, já que a Ilha da Madeira era um ponto de parada dessas embarcações. A produção acabou se tornando uma das principais fontes da economia madeirense.

    Hoje mais de 500 hectares de vinhas se misturam aos belos cenários da ilha. Algumas vinhas são cultivadas a uma altitude até acima de 600 metros. A riqueza do solo e a diversidade do clima tem se mostrado favorável para a criação de uma bebida que, com seus processos de produção de alta qualidade, se tornou única e uma das favoritas dos apreciadores de vinho.
    Se ficou curioso por que esta ilha tem o nome de Madeira, informamos que é por causa do elevado número de árvores que se avistavam quando os navios se aproximavam nos idos de 1400. A vegetação abundante originou o nome Madeira.

Contato:(11) 9.9604-7743 / humbertopastore@uol.com.br

Vinho: Ame-o ou deixe-o para mim”
Frasesdobem.com.br

Humberto Domingos Pastore

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo