HomePolítica

Republicanos engrossa trincheira de apoio a Gilvan em Santo André

Tucano já tinha apoio de seis partidos, além do Cidadania, que faz parte da federação

O candidato a prefeito em Santo André, Gilvan – PSDB, que traz consigo Silvana Medeiros – Avante como candidata à vice-prefeita, acaba de ganhar mais um apoio de peso, desta vez o partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o Republicanos, que desembarcou do grupo do pré-candidato Luiz Zacarias – PL, passa a fortalecer as trincheiras do tucano, em anúncio feito na última sexta-feira (02).

APOIOS

Assim, a candidatura do tucano da coligação Caminho Certo, Futuro Seguro da federação PSDB/Cidadania, que contava com o endosso do Avante, MDB, Podemos, Solidariedade, PRD e PSD, agora passa a contar com o Republicanos, também.

PIVÔ

Inclusive, o pivô e motivo do desembarque do Republicanos da pré-candidatura liberal andreense, Luiz Zacarias tem causado desgastes diariamente em agendas que não contribuem com sua caminhada rumo ao Executivo Municipal, o que tem afastado muitos apoiadores e o deixando isolado.

MOTIVO

Talvez o principal motivo tenha sido a participação pública na reinauguração do Cine Lyra, em Paranapiacaba, no último dia 20 de julho, ao lado do atual prefeito Paulo Serra – PSDB.

Sua aparição neste evento foi cercado de especulações, ou seria uma clara tentativa de aproximação ao tucano, ou a sentença final de que estaria fora do pleito de 06 de outubro, já que, participando desta inauguração, Zacarias infringiu uma das regras da legislação eleitoral, a de não poder participar de inaugurações públicas.

PIOROU

Mais do que isso, se estava ruim, agora parece que o caldo azedou de vez, além do Republicanos, União Brasil e PP também desembarcaram do apoio a Luiz Zacarias e, com convenção agendada para segunda-feira (05), darão rumo a suas caminhadas eleitorais.

ENDOSSO

Em um vídeo publicado na noite de ontem (02), Ailton Lima revela o apoio do Republicanos a Gilvan – PSDB, indicado à sucessão de Paulo Serra – PSDB no Paço Andreense.

“O Republicanos toma a decisão de seguir projeto apoiando a candidatura local do prefeito – Paulo Serra – PSDB – através do Gilvan – PSDB”, inicia o vídeo, que segue falando sobre sua saída da presidência do partido.

ESCLARECE

Ailton Lima foi procurado pelo REPÓRTER, e explicou que se trata de dedicar esforços ao grupo que montou em busca das cadeiras na Casa de Leis.

“Não sai do partido, pedi licença da presidência durante o processo eleitoral, vou me dedicar mais à chapa dos vereadores, meu maior compromisso, que montei em pouquíssimo tempo. Tive, acho que, uma semana e meia para juntar esse pessoal e convencê-los a sair pré-candidatos. Então, já vínhamos trabalhando, tendo tratativas naquele grupo de partidos, e agora, em função das alterações achei que posso me dedicar e dar muito mais suporte aos vereadores, por isso pedi o licenciamento da presidência, mas eu não sai do Republicanos, continuo defendendo as cores do partido”, explicou Ailton.

DECISÃO

Sobre a decisão de esvaziar o apoio a Zacarias, Ailton disse que a decisão veio de cima.

“Na realidade, a decisão foi feita mais no âmbito estadual, mas eu quero agradecer, o tempo todo fomos discutindo vários caminhos a possibilidade que pedimos ao grupo PL, Republicanos, União Brasil e PP, era de discutir uma troca do candidato e que grupo se mantivesse coeso, em função da aparição do Zacarias no Cine Lyra, porque aquilo trouxe bastante dificuldade para própria campanha, da narrativa política, não jurídica, engolindo todo um processo de planejamento que tínhamos feito, e o Republicanos queria discutir uma troca, possivelmente colocar o deputado Fernando Marangoni como cabeça de chapa e o Zacarias indicar alguém a vice. Porém, o Zacarias não topou fazer a conversa. Assim, o Republicanos resolveu caminhar neste outro pacto de aliança pensando em proteger sua chapa, seus pré-candidatos a vereador e escolheu esse melhor caminho”, esclareceu o republicano.

DIFICULDADE

Sobre a participação de Zacarias na reinauguração do Cine Lyra, Ailton fala em inocência e não em maldade.

“Ele estava ali de forma passiva, não fez uso da palavra, a garantia jurídica que a candidatura não seja impugnada, a maioria dos juristas tem entendimento que não dará cassação, pode gerar multa, mas de menor relevância, porém, trouxe muita dificuldade na narrativa política, essa foi a maior perda que o Zacarias teve”, opina o político.

OUTROS

O presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro, que participou do vídeo, também foi procurado pelo REPÓRTER, porém, não atendeu às ligações.

O mesmo aconteceu com o pré-candidato, Luiz Zacarias – PL, que não atendeu às chamadas do REPÓRTER.

O deputado federal Fernando Marangoni – União Brasil, que também esteve presente na gravação do vídeo foi procurado pelo REPÓRTER, contudo, não atendeu às ligações.

CELSO M. RODRIGUES

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo