A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou, nesta quinta-feira, 4, o Guia do Turismo Católico do Estado de São Paulo. O lançamento aconteceu na Expo Católica, feira internacional de produtos e serviços para a Igreja Católica e maior vitrine do setor no Brasil e na América Latina.
O Estado de São Paulo tem forte relação com a fé católica. Um exemplo disso é que a capital paulista começou com uma missa, celebrada por padres jesuítas no dia 25 de janeiro de 1554, no atual Patteo do Colégio.
O local ficou conhecido como marco de fundação da cidade, e atualmente é um grande atrativo turístico e religioso de São Paulo.
Além disso, de 1554 para cá, o catolicismo se difundiu cada vez mais em SP, chegando ao interior e litoral do Estado. Por conta de milagres e graças alcançadas, os fieis católicos construíram santuários, basílicas,catedrais, capelas e igrejas, que hoje são locais de peregrinação, agradecimento e fortalecimento da fé. O Santuário Nacional de Aparecida, é um grande exemplo disso. A devoção começou em 1717, quando os três pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de pescar peixes para preparar um banquete para um nobre que ia visitar a Vila de Guaratinguetá. Os 3 pescadores foram até o Rio Paraíba do Sul e tentaram pescar a noite toda, mas nada conseguiram. Porém, em um determinado momento, puxaram as redes e viram que pescaram o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de barro. Depois, lançaram as redes novamente no rio e pescaram a cabeça da imagem. Eles a coroaram e rezaram.
Depois, pescaram muitos peixes e o vilarejo ficou em festa. Esse foi um dos milagres de Nossa Senhora Aparecida, como ficou conhecida, pela imagem ter aparecido nas águas do Rio Paraíba do Sul. Hoje, Nossa Senhora Aparecida, a “mãe do Céu morena”, é a Rainha e Padroeira do Brasil.
Aliás, o Vale do Paraíba é um local tão único para a fé católica que recebeu o nome “Vale da Fé”. Isso porque ,a poucos minutos de Aparecida, está a cidade de Guaratinguetá, a terra natal do 1° santo brasileiro: Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o São Frei Galvão. Conhecido como “o Arquiteto da Luz”, por ter ajudado na criação do Mosteiro da Luz, em São Paulo, São Frei Galvão também ficou conhecido por criar orações em pílulas, que ao serem ingeridas pelas pessoas, estas restauravam a saúde, entre outras graças. Atualmente, o Santuário Frei Galvão também é um lugar de peregrinação dos católicos do Brasil e do mundo. Além disso, existem os beatos de São Paulo, como Padre Donizetti, que até hoje cativam os católicos.
Mas não para por aí. Pois o Estado de SP também conta com: Cachoeira Paulista, sede da Canção Nova, que é o local onde nasceu o movimento da Renovação Carismática Católica no Brasil. Além do município de Valinhos, com a Rede Século XXI, emissora católica pioneira no Brasil, que está construindo um Santuário. Ainda, há o Santuário Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoënstatt; em Atibaia; o Santuário Rosa Mística, em Campinas; e o Santuário Mãe de Deus, em Santo Amaro, liderado pelo Padre Marcelo Rossi, que recebem milhares de visitantes por ano.
Esses e muitos outros santuários, capelas, museus, igrejas e catedrais (como a da Sé), fazem parte do Guia do Turismo Católico do Estado de São Paulo. São mais de 300 locais mapeados por todo o estado, para que os turistas que vêm à São Paulo conheçam e vivenciem o melhor do turismo católico no estado.Pois é bom lembrar que São Paulo não é só o estado que mais recebe visitantes em função do turismo religioso,mas também é o maior emissor de turistas religiosos.
”O Estado de São Paulo se destaca por vários motivos, e um deles é o turismo
religoso. Isso porque só a capital paulista possui mais de 600 igrejas católicas,
e São Paulo é reconhecida como a 3ª maior cidade católica do mundo, ficando
atrás apenas da Cidade do México e de Guadalajara (México).
Além disso, São Paulo é a maior arquidiocese do Brasil, com 5,9 milhões de fiéis católicos. Essa presença também se estende pelo interior e litoral do Estado, com um grande número de peregrinos visitando locais como o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida; o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá; a Canção Nova, em Cachoeira Paulista; Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém,entre outros.
São mais de 300 locais catalogados, entre igrejas, museus, festas, eventos, santuários, catedrais e capelas prontas para receber os turistas, que desejam conhecer e vivenciar a fé católica no Estado de SP”. Roberto de LucenaSecretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
Laura Yamane