A professora e pesquisadora Rosângela Miranda dos Santos lança livro infantil com dinossauro como personagem principal.
Segundo a autora, é nos diferentes contextos e falas no chão da sala, que as crianças nos dão informações e ideias preciosas para uma obra de literatura infantil.
E, foi assim que surgiu a ideia do livro Esconossauro o dinossauro que gosta de brincar. Fruto das interações e práticas cotidianas o livro tem como personagem um dinossauro chamado Esconossauro que assim como todas as crianças na pré-escola, ele também gosta de brincar e desenhar.
O nome Esconossauro surgiu da junção das palavras: esco – escola/esconder e nossauro – dinossauro. Mas, afinal, por que trabalhar com dinossauros na Educação Infantil?
A resposta é simples: além de estimular a imaginação e a criatividade, os dinossauros são animais:
que não fazem parte da nossa realidade, mas, sim, apenas do nosso imaginário (não dá para ir a uma floresta ou zoológico e ver um dinossauro de verdade, né), mesmo que eles já tenham existido na Terra, nenhum ser humano viu, de fato, qualquer espécie, o que nos leva a imaginar tudo o que era relacionado aos extintos animais, ou seja, não apenas os dinos em si, mas seu habitat, alimentação, ambiente, etc.
Pensar como era o planeta dominado por dinossauros, é algo extremamente fascinante. Afinal, é preciso exercitar muito a criatividade para pensar em um mundo nunca visto. Isso proporciona estímulos para o desenvolvimento criativo, inventivo e, acima de tudo, crítico. (site oficial Vila Encantada, 2022)
As crianças desde a mais tenra idade demonstram fascínio pelos dinossauros e segundo pesquisas realizadas por universidades americanas o interesse pelo dinossauro é benéfico para as crianças entre 2 e 6 anos, uma vez que, as capacidades linguística e de compreensão são ampliadas, de acordo ainda com o mesmo estudo realizado pelas universidades de Indiana e Wisconsin, devido a forma como as crianças pesquisam e se interessam sobre os dinossauros, ajudará mais tarde, que elas desenvolvam estratégias para resolver dilemas e situações complicadas da vida.
A inspiração para a história surgiu no chão da sala, na escuta atenta, nas falas e interesses das crianças no cotidiano, afinal as crianças produzem cultura. Foi na junção do interesse das crianças em dinossauros e na brincadeira de esconder/procurar, que surgiu, primeiramente, oral, mas ao perceber o encantamento das crianças pelo Esconossauro e o envolvimento na brincadeira é que a história acabou se transformando em livro, e ainda, ganhando uma sequência “Esconossauro o dinossauro que gosta de brincar, agora quer cantar.”
Afinal, é na literatura infantil, no contato com o livro que a criança adentra no mundo da fantasia, imaginação. O livro infantil é sem sombra de dúvidas, uma fonte de estímulo à criatividade e à imaginação das crianças (Moreira, 2021).
O livro “Esconossauro o dinossauro que gosta de brincar”, faz um convite às crianças a entrar no mundo da imaginação, fantasia e brincar de caçar ao Esconossauro, afinal, onde será que ele pode estar?
Outro ponto relevante referente ao livro está relacionado a Base Nacional Comum Curricular (2018) para a etapa da Educação Infantil, que apresenta como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, e, baseado nesses eixos, que o livro ganha espaço, pois promove a interação e a brincadeira, como por exemplo, ao longo da história , as crianças são incentivadas a procurar pelo o Esconossauro pelas páginas do livro,, e ainda, para ampliar a interação e a brincadeira, a procura pelo Esconossauro o dinssauro pode se estender pelos espaços da escola.
Além de ser uma proposta divertida e interativa, auxilia no desenvolvimento das habilidades motoras e sociais, promovendo a autonomia, atenção, concentração, interação e imaginação. Outras sugestões de brincadeira potentes que podem ser realizadas antes, durante ou após a leitura do livro são :
- A Floresta dos dinossauros: a família do Esconossauro ( jogo simbólico)
- O mundo dos dinossauros (jogo de construção com materiais naturais – pedras, folhas galhos, areia, barro, sementes etc
Esses são apenas alguns exemplos.
É no chão da sala, nas interações e práticas cotidianas, que nós professores encontramos ideias valiosas e potentes para enriquecer o nosso trabalho e principalmente legitimar o interesse das crianças.
O livro “Esconossauro o dinossauro que gosta de brincar” e o “Esconossauro o dinossauro que gosta de brincar, agora quer cantar”, em formato de livros, foi a forma encontrada pela professora de validar o interesse das crianças.
O livro será lançado oficialmente
Dia: 27 de julho de 2024
Em dois horários às 10h e 14h
Local: BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO SBC
Rua Dr. Flaquer, 26 Centro São Bernardo do Campo
Maiores informações 11 9454-34836