Schiaparelli
A filosofia vigente de Daniel Roseberry na Schiaparelli, que abriu a semana com a simbologia da fênix,o pássaro mitológico
A combinação preto e branco continua, mas ganhou texturas que lembram penugens, bordados prateados reproduzem penas, há novos volumes esculturais, o surreal não se dá mais pelo voyeurismo de fechaduras, mas de formas mais criativas e viscerais – como um salto que sai das costas de uma modelo
. E Anitta estava na primeira fila ao lado de Selma Blair e Kylie Jenner.
Iris Van Herpen
Para vestir ou emoldurar? A holandesa Iris Van Herpen colocou suas criações e modelos como esculturas em paredes durante sua apresentação. “Pude perceber a abordagem interdisciplinar em todo o meu trabalho, mas faltava algo que sempre fez parte de mim: meu amor pela escultura e pela pintura” disse a designer durante a apresentação da sua coleção.
Chanel
A maison apresentou sua coleção de alta-costura na Ópera de Paris, composta por 46 looks desenvolvidos pelo time de ateliê & design de Virginie Viard, que anunciou sua saída de surpresa há exatos 20 dias.
Claro que apareceram os tailleurs de comprimento mídi com bordados preciosos e detalhes românticos, como golas e mangas com babados, laços e flores em 3D. Mas, o que chamou atenção foi o look que abriu: capa bufante e esvoaçante combinada a hot pants usados por Vittoria Ceretti. A sequência final foi também bem interessante, especialmente a partir do longo envernizado com plumas e cristais.
Balenciaga
Enquanto as roupas eram urbanas e esportivas, as modelos desfilavam de forma bem etérea – e não agressiva como estamos acostumados nos desfiles de pret-à-porter –, cena que ficava ainda mais engraçada por conta da música, um som de meditação guiada, sim, aquelas disponíveis no Youtube e apps indicadas para ouvir ao amanhecer ou para a higiene do sono.
Camisetas foram as grandes protagonistas, seja as que repousavam sobre os chapéus (e feitas em resina!), seja as com merch que lembram o de bandas punk (ou seriam filmes de terror?) estruturadas, encorpadas e pintadas à mão. E não para aí: jeans fazendo as vezes de peplum, patchworks sem fim que uniam camisetas de futebol, jaquetas, calças, shorts de nylon e casacos; o couro pesado aplicado em vestidos. Seus onipresentes casacos de neve, os doudounes, reapareceram. Jaquetas foram outro ponto central: bikers, jeans, motorcycle, parkas…
Robert Wun
Robert Wun foi o grande destaque do último dia da semana de alta-costura. O estilista surgiu como um frescor em meio aos nomes consagrados com a sua dramaticidade e uma série de boas experimentações .
O seu amado efeito queimado/chamuscado continua? Sim, mas ele conseguiu ir um pouco além, o longo com bordados, texturas e relevos tridimensionais que imitam músculos é o mais belo e primoroso exemplo desse avanço.
Os espartilhos, sinuosidades, passantes, plissados e a silhueta bem marcada já se tornaram assinatura, e apesar de não soar tão novo, ele consegue colocar nessa coleção dar um passo à frente sair da mesmice.
Laura Yamane