FutebolHome

Palmeiras se despede do ídolo: Dudu

Palmeiras decreta luto de sete dias pela morte do ídolo Dudu, aos 84 anos

Natural de Araraquara, nascido em 07 de novembro de 1939, Olegário Tolói de Oliveira, ou simplesmente: Dudu, o gênio, o ícone das duas Primeiras Academias Palestrina, faleceu, ontem (28), aos 84 anos, por consequência de uma infecção abdominal, no entanto, o eterno ídolo estava internado há cerca de um mês, depois de sofrer fissura na bacia, desta maneira, o Palmeiras se despede de uma de suas lendas futebolísticas.

ÍDOLO

Dudu é considerado um dos maiores jogadores da história do Verdão, com participações decisivas nas conquistas da chamada Academia de Futebol, quando conquistou nove títulos oficiais com a equipe.

Além de vestir o manto sagrado como volante da Academia, Dudu também teve a oportunidade de ser treinador do Palmeiras.

DUETO

Certamente, Dudu e Ademir da Guia fizeram o melhor dueto da Academia, desde que o menino simples do interior chegara a São Paulo, em 1964.

Aliás, dizem as boas línguas, e a história, que parte do apelido atribuído a Ademir da Guia, Divino, teria contribuição direta do futebol simples e eficiente de Dudu, que seria o ‘carregador do piano’.

CONQUISTAS

Pelo Verdão, Dudu levantou os canecos do Torneio Rio-São Paulo em 1965; do Paulistão em 1966, 1972 e 1974; do Brasileirão em 1967 e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, também, em 1967, e da Taça Brasil em 1969, 1972 e 1973.

Dudu atuou pelo Palmeiras entre 1964 e 1976 e foi o quarto jogador que mais vezes vestiu a camisa alviverde, com 615 jogos.

Porém, de acordo com o estatuto do clube, Dudu não poderia ter um busto em sua homenagem porque enfrentou o Verdão quando atuava pela Ferroviária de Araraquara, já que apenas jogadores com grande história dentro do Palmeiras e que nunca atuaram contra a equipe Alviverde possuíam a honraria.

Assim, esta homenagem tinha sido conferida somente a Waldemar Fiúme, ao zagueiro Junqueira e a Ademir da Guia.

JUSTO

Contudo, em 2015, o COF – Conselho de Orientação e Fiscalização e o Conselho Deliberativo autorizaram a mudança no estatuto e Oberdan Cattani tornou-se o primeiro homenageado com as novas regras, em novembro de 2016 foi a vez de Dudu ganhar a justa honraria, com cerimônia no dia de seu aniversário.

Dudu era tio do ex-jogador e atualmente treinador da Seleção Brasileira de futebol, Dorival Júnior.

Acesse a nota oficial do Palmeiras prestando homenagem e expressando os sentimentos ao seu ídolo.

CELSO M. RODRIGUES

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo