CulturaHome

Férias nas Fábricas de Cultura têm oficinas e brincadeiras gratuitas

Será possível criar robôs, viver a brincadeira de rua no quintal das unidades e explorar diferentes linguagens artísticas em Diadema

A partir de 2 de julho, terça-feira, as Fábricas de Cultura – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis -, estarão com uma agenda de férias com mais de 200 oficinas e brincadeiras gratuitas para crianças a partir dos 6 anos, sem necessidade de inscrição. As atividades seguem até o fim de mês e a agenda completa pode ser consultada diretamente nas Fábricas de Cultura. Confira alguns destaques:
Zona norte

Crianças e adolescentes poderão aproveitar o Karaokê da Fábrica de Cultura Brasilândia nos dias 9 e 10/07, das 14h30 às 16h30. Uma oportunidade para fazer novos amigos e explorar diferentes estilos musicais. Na Fábrica de Cultura Jaçanã, a atividade Pipocas coloridas no dia 10, quarta-feira, das 16h às 18h, ensinará a produção das próprias pipocas doces. E quem estiver pela Vila Nova Cachoeirinha poderá vivenciar uma prática com instrumentos de sopro, como trombones e flautas, no dia 25, quinta-feira, a partir das 14h. Outra opção é a atividade Serigrafia livre que acontecerá na Fábrica de Cultura Brasilândia – Núcleo Taipas nos dias 11, 18 e 25 de julho, quintas-feiras, das 15h às 17h. Os encontros visam ensinar aos participantes as impressões em telas diversas de maneira intuitiva. A turma pode trazer os próprios suportes, como tecidos e madeiras.
Região Metropolitana

Na Fábrica de Cultura Diadema será possível vivenciar antigas brincadeiras de rua. Na terça-feira (23), às 15h30, as crianças poderão brincar com carrinhos de rolimã pelo espaço externo da unidade Já na Fábrica de Cultura Osasco, Robô sem motor desafia os participantes a criarem um brinquedo que se move apenas girando uma manivela, sem precisar de eletricidade. A ação acontece no dia 31, quarta-feira, a partir das 14h.
Formações gratuitas para todas as idades. Confira!

O dia 2 de julho também marca o início das inscrições para as formações semestrais oferecidas pelas Fábricas de Cultura. São mais de mil vagas para quase 500 cursos gratuitos nas linguagens de circo, dança, música, teatro, artes visuais, literatura e escrita criativa, tecnologia e outros, distribuídos nas unidades localizadas na Brasilândia – incluindo Núcleo Taipas -, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim São Luís, Osasco e Vila Nova Cachoeirinha.
Para se tornar aprendiz das Fábricas de Cultura é necessário apresentar RG e comprovante de residência – no caso de crianças e adolescentes, os responsáveis precisam apresentar a documentação – na unidade do curso de interesse. No caso de estudantes, só é possível se inscrever nos cursos em contraturno escolar. Todos os materiais necessários para as aulas são oferecidos pelas unidades. Os interessados podem se inscrever até 45 dias depois do início das aulas, no dia 6 de agosto, ou até o preenchimento das turmas.

 

Serviço:
(Gratuito)
Oficinas de Férias das Fábricas de Cultura

De 2 a 31 de julho* | Vários horários | Livre

*Algumas unidades começam as ações de férias em dias diferentes. Entre em contato com a Fábrica de Cultura de seu interesse e confira.

 

Inscrições para as formações do 2º semestre

A partir de 2 de julho

Dias e horários: de acordo com o funcionamento de cada unidade | Presencial nas unidades

Fim das inscrições: 45 dias após o início das aulas ou preenchimento de todas as vagas

Início das aulas: 6/08/2024

Para mais informações sobre as linguagens das formações, clique aqui.

 

Endereços:

Fábrica de Cultura Brasilândia | Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Brasilândia – Núcleo Taipas | Rua Joaquim Pimentel, 200 | Tel: (11) 3971-3640

Fábrica de Cultura Capão Redondo | Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema | Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Jaçanã | Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Osasco | Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

 

———-

Funcionamento das unidades: de terça a sexta, das 9h às 19h

Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.

Núcleo Taipas, de terça a sexta das 9h às 21h30

Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30

Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)

Sábados, das 9h às 17h

*Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados. Núcleo Taipas das 9h às 17h30.

 

Domingos: as Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.

 

Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.

Sábados: das 09h às 17h (conforme a programação) | Domingos: fechadas.

 

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

———–

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis – são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas. Em 2024, todas as unidades gerenciadas pela Poiesis contam com o patrocínio do Instituto CCR, ViaMobilidade e do Mercado Livre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem na melhor realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas onde as Fábricas de Cultura oferecem cursos, bibliotecas, estúdios de gravação e atrações artísticas.
SOBRE A POIESIS

A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Poiesis – Superintendente de Comunicação e Desenvolvimento Institucional

Renata Schermann | (11) 4096-9529

Assessoria de Imprensa

Mariana Lima | (11) 4096-9000/9852

Kallany Ruiz | (11) 4096-9000/9864

Jariza Rugiano | (11) 4096-9000/9810

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa no site da Poiesis.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo