Foi aprovado na Câmara Municipal de São Bernardo, por unanimidade, o projeto de lei do prefeito Orlando Morando – PSDB, que determina a presença obrigatória da GCM – Guarda Civil Municipal nas escolas públicas durante o período de aula, na quarta-feira (12).
“Na verdade, nós regulamentamos aquilo que já está acontecendo na prática. A GCM já está presente dentro das escolas de São Bernardo, desempenhando o papel essencial no cuidado, no zelo, trazendo mais segurança aos alunos, aos pais e, é claro, aos professores. Cabe lembrar que boa parte daqueles que trabalham nas escolas são mulheres. Então é um motivo ainda maior para garantir a presença dos guardas civis municipais dentro das unidades escolares do nosso município”, disse o líder do governo Ivan Silva – PRTB.
O projeto amplia a Lei Municipal nº 7.202/2023, que institui o Programa de Segurança Escolar de forma não obrigatória, com o objetivo de reforçar a segurança e garantir a proteção de alunos, funcionários e visitantes.
A lei previa que os GCMs atuassem na segurança das escolas de forma voluntária e remunerada durante as folgas. Agora, com a ampliação, a presença dos mesmos nas unidades torna-se obrigatória nos dias letivos.
MARCOS FIDELIS