instituto Velho Amigo ilumina o Cristo Redentor
Comemorando 25 anos, organização pioneira no Brasil no trabalho pela garantia dos direitos das pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, dá visibilidade nacional à campanha que já vem sendo realizada em São Paulo desde o dia 1º de junho, com a iluminação de vários monumentos da cidade com a cor violeta
O Junho Violeta é uma campanha mundial instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) que faz um alerta para os riscos e sinais de agressões — físicas e psicológicas — contra esta parcela da população. Com o aumento do número de idosos no país, o instituto reforça a necessidade de protegê-los contra violações de direitos e de valorizar suas contribuições para a sociedade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo, fenômeno conhecido como “inversão da pirâmide etária”.
O Instituto Velho Amigo, organização pioneira no Brasil no trabalho pela garantia dos direitos das pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, vem iluminando importantes monumentos da cidade de São Paulo para dar visibilidade ao Junho Violeta. Entre eles, a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, Edifício Matarazzo, Biblioteca Mário de Andrade, Monumento às Bandeiras, Patteo do Collegio, Viaduto do Chá, FIESP e o Palácio dos Bandeirantes. No dia 15 de junho todos estarão acesos em São Paulo e a ação ganha visibilidade nacional com o CRISTO REDENTOR sendo coberto pela cor violeta no dia 15 de junho.
“Anunciar esta ação é muito simbólica para o Instituto Velho Amigo que completa 25 anos neste ano. Ver a nossa causa ampliada é o melhor presente que o Instituto poderia ganhar neste aniversário”, fala Regina Moraes, Fundadora e Presidente do Instituto Velho Amigo.
Ed. Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, e Viaduto do Chá iluminados de violeta
Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira também aderiu à campanha
Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera (São Paulo)
Acesse mais fotos dos monumentos em São Paulo – Créditos: Daniel Frias:
Por que o Junho Violeta importa
A violência contra a pessoa idosa é uma questão de segurança pública que demanda atenção urgente. Especialistas apontam um aumento da exploração e agressão contra essa população, no Brasil e no mundo, tornando essencial o engajamento de todos na promoção do envelhecimento digno e livre de atos de violência.
Nos três primeiros meses de 2024, mais de 75 mil denúncias de violações contra pessoas de 60 anos de idade ou mais já foram registradas. Os dados são da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos – ONDH, canal de comunicação da sociedade com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
O número é bem maior do que os do mesmo período de 2023, com 33.546 registros, e de 2022, com 19.764, e revela um cenário alarmante. Entre os abusos mais comuns, estão negligência (17,51%), exposição de risco à saúde (14,68%), tortura psíquica (12,89%), maus-tratos (12,20%) e violência patrimonial (5,72%).
25 anos de compromisso: Instituto Velho Amigo lado a lado
Programas, ações sociais e políticas públicas são fundamentais para reverter esse cenário. Há 25 anos, o Instituto Velho Amigo trabalha criando as pontes necessárias para que cada vez mais pessoas idosas acessem espaços de cuidado, lazer e aprendizado. Alguns dos programas e projetos contínuos são:
- O Núcleo de Convivência da Pessoa Idosa de Heliópolis (NCI) está situado na comunidade de Heliópolis, na região sudeste da cidade de São Paulo, onde há a maior concentração de idosos em situação de vulnerabilidade social, segundo dados da Prefeitura de São Paulo. Nele, ocorrem as principais atividades do instituto, visando o fortalecimento da autonomia dos atendidos, ao desenvolvimento de hábitos saudáveis para a saúde física, mental e emocional, e a consolidação dos vínculos familiares e comunitários.
- Por meio de ações de advocacy e comunicação, participamos efetivamente de discussões de casos junto ao Ministério Público e a serviços públicos e privados nas regiões onde atuamos, buscando melhores encaminhamentos e soluções para situações que afetam pessoas idosas expostas a diversos tipos de negligência. Além disso, criamos e compartilhamos materiais de comunicação relacionados ao envelhecimento, abordando temas como diversidade e violência, promovendo o conhecimento e a conscientização sobre a nossa causa, ampliando o nosso alcance por meio de ações digitais e de plataformas de EAD.
- O Programa Revitaliza tem como objetivo fortalecer as instituições que trabalham com idosos em situação de risco social em diferentes estados brasileiros. Essas instituições incluem Instituições de Longa Permanência para Idosos, Centros de Acolhida Especial para a Pessoa Idosa, Núcleos de Promoção Alimentar e um Centro de Convivência para Idosos LGBTQ+. O programa oferece assessoria e capacitação para gestores e cuidadores, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade dos serviços e a sustentabilidade financeira e programática.
Sobre o Instituto Velho Amigo:
Há 25 anos, o Instituto Velho Amigo trabalha com pessoas idosas sem acesso a direitos básicos em diversos estados do Brasil, dedicando-se a promover espaços de discussão e atividades que contribuem para a inclusão e o envelhecimento digno de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Por meio do apoio e fortalecimento de instituições de acolhimento em todo o Brasil, o Instituto concebe e lidera projetos que valorizam o respeito a essa população, reforçam vínculos familiares e comunitários e promovem a saúde física e emocional. Esses esforços estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles que promovem o bem-estar, a inclusão e a dignidade das pessoas idosas na sociedade.
Até hoje, mais de 30.000 idosos foram beneficiados. Porém, mais do que oferecer assistência, o Instituto busca atualizar a visão que temos sobre o envelhecimento e o significado da palavra “velho”, promovendo uma sociedade mais igualitária e livre de preconceitos.
Instituto Velho Amigo
relacionamento@velhoamigo.org.br / (11) 3071-4040 / 3079-0018
Site: https://www.velhoamigo.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/institutovelhoamigo
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/velhoamigo