HomeTurismo

Maragogi, o Caribe brasileiro

Quem sonha conhecer o Caribe sem precisar sair do Brasil, basta dar uma chegada a uma pequena cidade ao norte de Alagoas. Maragogi tem essa capacidade. Com praias fantásticas, quase todas tomadas por imensos coqueirais, aceita e ganha fácil da comparação de ser o Caribe brasileiro.

Em suas praias, mergulhar é muito mais que ter o corpo envolvido por água quente e cristalina. É interagir com uma infinidade de peixes coloridos que passeiam calmos pelos recifes de corais.

Além de toda essa beleza natural, Maragogi tem localização privilegiada. Está a apenas 130 quilômetros de Maceió, capital de Alagoas, e é muito bem servida por estradas bem conservadas que favorecem o deslocamento do turismo. O significado de Maragogi é rio livre em tupi-guarani e ela faz parte da Costa dos Corais, a maior área de proteção ambiental (APA) da Marinha do Brasil. Portanto, pode visitar, mas tem que preservar.

Esta APA foi criada em outubro de 1997, com o objetivo de proteger os 150 quilômetros de extensão que abrange ainda quatro outros municípios de Pernambuco (São Jose da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré e Rio Formoso), além de sete em Alagoas (Barra de Santo Antônio, São Luís do Quitunde, Passo do Camarajibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e, claro, Maragogi).

Entre todas, Maragogi é a mais conhecida. Todos se encantam pelas impressionantes piscinas naturais, mais popularmente conhecidas como “Galés”. Mar adentro, distante aproximadamente seis quilômetros da praia, elas se formam em alto mar devido a presença dos recifes de corais. Elas podem ser facilmente alcançadas de lancha ou catamarã e, logicamente, é o passeio mais oferecido pelos hotéis da região. O passeio dura em média duas horas por conta da maré, mas é simplesmente imperdível.

Existem várias restrições por conta da movimentação das marés. Quando a medição indicar maré acima de meio metro, a atenção deve ser redobrada. Em alguns pontos, as piscinas naturais podem ficar profundas. É preciso cuidado com as crianças para que elas não se afoguem ou se machuquem nos recifes. Em alguns dias, o passeio às Gales não acontece exatamente por causa dos riscos de maré alta.

O mergulho é outra excelente opção de lazer em Maragogi. Utilizando o snorkel, pequeno aparelho para locais rasos, ou cilindros, para os mais profundos, é diversão certa até mesmo para quem não sabe nadar. Explorando a profundidade máxima de cinco metros, um instrutor acompanha o mergulhador de primeira viagem durante todo o tempo, garantindo que ele desça e suba de volta em total segurança.

A cidade de Maragogi se destaca ainda por reunir algumas das mais belas praias do litoral alagoano. É o segundo destino mais procurado no Estado, perdendo apenas para Maceió. São 22 km de areias quase desertas e com ares bucólicos, ideais para quem busca sossego e contato com a natureza.

PARQUE DOS LOBOS

Entre os dias 25 e 26 de junho de 2024, acontece pela primeira vez em Goiânia a 21ª edição do Evento Degustar, um encontro de solidariedade que une profissionais de eventos, como gastronomia e decoração, em prol do Hospital de Amor. A programação conta com a noite de degustação, aulas, palestras e acaba de confirmar uma parte importante da programação também acontece no Flamboyant Shopping. Henrique Prata realizará uma tarde de autógrafos para lançamento do seu livro “O Parque dos Lobos – A medicina privada do dinheiro limitando a prática da saúde pública” no Lounge Vitrine.

CASA DE PRAIA

CASA DE PRAIA

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, nesta sexta, sábado e domingo, seis atrações de diversos gêneros musicais. A Casa de Praia Zezinho Corrêa está situada no complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste da capital. Com entrada gratuita, a programação vai iniciar a partir das 18h, nas três noites de muito show e entretenimento para a população manauara. “A Casa de Praia Zezinho Corrêa é um exemplo concreto do compromisso da prefeitura com o bem-estar e a qualidade de vida da população, proporcionando oportunidades de lazer”, destacou o titular da Semtepi, Wagno Oliveira.

60 ANOS

As comemorações de 60 anos do SeaWorld estão cada vez melhores e o verão americano não poderia ficar de fora. Os parques SeaWorld na Califórnia, Flórida e Texas apresentam diferentes novidades, como o retorno da turma da Shamu e amigos que pode ser encontrada em um café da manhã especial ou durante uma parada musical totalmente nova. Os parques também contarão com novas atrações como o primeiro splash de arremesso do mundo, “Catapult Falls”, já aberto ao público no SeaWorld San Antonio, bem como a nova área Antarctica Realm e a oitava montanha-russa do SeaWorld Orlando.

RADARES

A Prefeitura de Manaus anunciou a implantação de radares de gestão de velocidade em diversos pontos estratégicos da avenida do Turismo. A medida tem como objetivo principal proporcionar uma redução no número de acidentes e melhorar o monitoramento das vias. De acordo com o presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a instalação desses medidores de gestão de velocidade fixos é uma medida essencial para garantir a segurança dos motoristas e pedestres que transitam pela região. Esses equipamentos são fundamentais para o controle de velocidade.

EXPANSÃO

EXPANSÃO

A Inclusive Collection, part of World of Hyatt anuncia uma nova expansão de marcas com o ingresso no portfólio dos resorts Hyatt Ziva Riviera Cancun e Hyatt Zilara Riviera Maia, propriedades já reconhecidas por oferecer serviços exclusivos, acomodações confortáveis e uma variedade de atividades e comodidades para diferentes perfis de público. Enquanto o Hyatt Ziva é ideal para famílias e grupos que procuram um ambiente dinâmico com muitas atividades, o Hyatt Zilara é perfeito para casais e adultos que desejam um retiro mais tranquilo e romântico.

GRAMADO

GRAMADO

Realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do Sebrae, o Connection Terroirs do Brasil que aconteceria em junho, agora será de 28 a 31 de agosto em Gramado. Com a proposta de conectar o país por meio da valorização dos produtos de origem, o evento agora ganha um propósito ainda maior como importante agente da retomada do turismo no Rio Grande do Sul. A programação acontecerá no centro de Gramado com diferentes atividades. O Palácio dos Festivais será palco para a cerimônia oficial e para as palestras e painéis sobre os temas Indicação Geográfica (IG), turismo, ESG e gastronomia.

 

Paulo Roberto Pereira

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo