Com investimentos estimados em R$ 130 bilhões, que contemplam 890 quilômetros na rede metroferroviária, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lançará nesta quarta-feira (29), o programa “São Paulo nos Trilhos”.
Na ocasião, ele assinará o contrato da parceria público-privada para o Trem Intercidades (TIC), que ligará a capital até Campinas – o leilão ocorreu no fim de fevereiro.
O anúncio desta semana contempla novas linhas de metrô, a construção de mais estações na rede existente, concessão de linhas da CPTM e estudos para outros trens de média velocidade entre grandes cidades do estado.
Um dos aspectos inovadores do plano é a concessão à iniciativa privada de uma linha existente de metrô com a construção de uma nova.
O novo modelo começará, ainda em 2025, com o leilão conjunto da Linha 1-Azul (a mais antiga de São Paulo) e da Linha 20-Rosa (que precisará ser executada do zero).
A ideia é permitir que a futura concessionária tenha geração de caixa imediata, com as receitas das tarifas já existentes, o que ajuda na obtenção de financiamento junto a bancos.
Mesmo assim, haverá a necessidade de aportes do estado – o que configura uma PPP.
MARCOS FIDELIS