O prefeito de Diadema, José de Filippi Jr – PT, lançou sua pré-campanha à reeleição na última sexta-feira (24), no Clube Okinawa. Ele convocou a militância, lideranças da região e contou com o apoio do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha – PT. A organização divulgou que cerca de 10.000 pessoas estiveram no local. Apesar dos números oficiais falarem em milhares de pessoas, as redes sociais foram tomadas por comentários em relação ao divulgado. O próprio site do clube onde ocorreu o evento mostra que a capacidade máxima do local é de apenas 1.500 pessoas; o print da página não passou batido. Filippi não tem conseguido fazer sua gestão emplacar, o que está claro nos resultados de pesquisas eleitorais, inclusive a do REPÓRTER que publicou levantamento realizado pelo Instituto ASN Opinião Pública, em relação ao cenário eleitoral em Diadema para o pleito de 6 de outubro. Registrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09387/2024, a pesquisa revela uma situação complicada para o atual prefeito, José de Filippi Jr – PT, pois além de estar empatado tecnicamente com o candidato do MTB, Taka Yamauchi, na pesquisa estimulada ele, quando o disco tem o nome apenas de Filippi e Taka, o petista tem 31,88% e Taka 42,12%. Filippi também enfrenta uma alta taxa de rejeição, com 33,71% dos eleitores que afirmam que não votariam nele de maneira alguma. Este índice é três vezes maior do que o do segundo mais rejeitado, Gesiel Duarte – Republicanos, que tem 11,42% de rejeição.
Rejeição
Entretanto, quando a avaliação se volta para o desempenho do prefeito em sua gestão, a pesquisa mostra que a situação de Filippi Jr. é ainda mais delicada. Somando as avaliações “regular”, “péssimo” e “ruim”, o prefeito acumula uma desaprovação de 73,29%. Em contrapartida, apenas 20,43% dos eleitores consideram sua gestão “boa”, e apenas 3,14% a avaliam como “ótima”. A parcela de “não sabe” também soma 3,14%.
Espelho
O vereador Reinaldo Meira – Solidariedade, participou da reunião de prestação de contas de Finanças e Orçamento, realizada ontem na Câmara Municipal e disse que as finanças da cidade estão claramente no vermelho, ao contrário do que o secretário tentou apresentar. “A contabilidade do secretário Francisco Funcia pode ser comparada a contabilidade do número de pessoas presentes no evento de lançamento da pré-campanha do prefeito Filippi”, explicou o vereador.
Confirmado
Mais uma etapa foi vencida pelo vereador de Santo André, Eduardo Leite – PSB, que fez ontem o lançamento oficial de sua pré-candidatura a prefeito, em evento realizado no Clube Primeiro de Maio, que teve a participação de importantes lideranças da cidade além da militância do seu partido e do DC e PMB que fazem parte da aliança.
Contra
O jornalista André do Viva, comunicou aos amigos que será pré-candidato a prefeito pelo PRTB. “Estarei nas urnas, sem candidatos a vereador, mas com o apoio da população como aconteceu para deputado em 2022”, declarou André que sempre é muito polêmico e não perde a oportunidade de apresentar celeumas em relação a administração do prefeito Paulo Serra – PSDB.
Pesquisas
Pesquisa publicada pelo DGABC no último domingo (26), movimentou os bastidores políticos de São Bernardo. O REPÓRTER também esteve em campo no último final de semana para fazer o levantamento no campo, através do Instituto Nova S.P. Pesquisas e Consultoria que realizou pesquisa para análise do cenário eleitoral da cidade.
Visita oficial
O governador Tarcísio de Freitas entrega hoje, às 10h, em São Bernardo, 268 novas moradias a famílias beneficiadas com subsídios habitacionais do programa Casa Paulista. A modalidade é oferecida pelo Governo de São Paulo a famílias com renda de até três salários mínimos.
WALTER ESTEVAM JUNIOR
redacao@jornalabcreporter.com.br – 11 96589-1878