CulturaHome

Encontro Multicultural celebra o Protagonismo Feminina no Campo das Artes e da Cultura, em Santo André

Realizado pela In Totum Cultura Criativa, com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo em parceria com a Prefeitura de Santo André e o apoio cultural da Livraria Alpharrabio, o evento contará com a presença das escritoras Dalila Teles Veras, Gabriela Romeu, Kiusam de Oliveira, Penélope Martins, Vanessa Molnar, a editora Sandra Espilotro e da professora e escritora Luciana Lima Silva (Unicamp).

No dia 22 de junho (sábado), a partir das 10h, o Centro Cultural Alpharrabio vai celebrar o Protagonismo Feminina no Campo das Artes e da Cultura. O equipamento cultural localizado no Jardim Bela Vista, na cidade de Santo André, será palco do encontro multicultural que vai reunir vozes potentes para debater as criações artísticas produzidas por mulheres a partir de diferentes perspectivas. A jornada cultural oferecerá uma variedade de experiências, desde palestras até oficinas de escrita criativa, passando por debates sobre o dinâmico mercado editorial e bate-papos sobre a importância da literatura para crianças e jovens. Além disso, os participantes terão a oportunidade de participar de sessões de lançamento e venda de livros, mergulhando no universo da produção literária feminina.

Reunindo escritoras, pesquisadoras, poetas e editoras para uma celebração da arte e da literatura, o encontro promete apresentar uma série de atividades diversificadas, todas gratuitas e abertas ao público. “Para este encontro, tentamos montar a programação de modo a aproximar o público dos autores, além de incluirmos ações também para educadores da rede pública de ensino e para jovens escritoras que queiram melhorar sua performance participando da oficina de escrita criativa”, afirma a escritora e curadora artística Ivete Nenflidio.

A abertura do evento será conduzida pela poeta luso-brasileira Dalila Teles Veras, professora Honoris Causa (UFABC), que vai realizar a mediação da mesa “O poder da ludicidade para uma educação em Direitos Humanos, inclusiva e para a paz – Toda arte é política?”.

Após o almoço, a partir das 15h, a editora Sandra Espilotro vai ministrar uma palestra sobre as tendências do mercado editorial, com a mediação da escritora Vanessa Molnar.

Em seguida, a escritora Luciana Lima Silva conduzirá, às 16h30, a terceira parte do encontro, uma oficina de escrita criativa, dentro da proposta “Desenvolvendo Narrativas Originais”. Ao término da oficina cultural, a autora apresentará sua nova obra “Onde habita um pouco de possível”, em uma descontraída sessão de autógrafos.

Programação:

22/06 – Sábado – 10h

Mesa redonda composta pelas escritoras Dalila Teles Veras, Gabriela Romeu, Kiusam de Oliveira e Penélope Martins. Este encontro debaterá a importância da ampliação do acesso à leitura, com foco na literatura infantil e juvenil, assim como na formação de professores e mediadores de leitura.

Tema: O poder da ludicidade para uma educação em Direitos Humanos, inclusiva e para a paz – Toda arte é política?

22/06 – Sábado – 15h

Palestra*: “As tendências do mercado editorial brasileiro” conduzida pela editora, tradutora e preparadora de originais, Sandra Espilotro. O evento será mediado pela escritora Vanessa Molnar.

* Atividade com certificado, mediante preenchimento da lista de presença no local.

22/06 – Sábado – 16h30

Oficina de escrita criativa*: “Desenvolvendo Narrativas Originais”, ministrada pela escritora, tradutora e professora Luciana Lima Silva.

* Atividade com certificado, mediante preenchimento da lista de presença no local.

22/06 – Sábado – 17h30

Enceramento do evento: sessão de autógrafos do novo livro de contos “Onde habita um pouco de possível”, de Luciana Lima Silva.

Curadoria artística: Ivete Nenflidio

Essa ação de contrapartida é parte integrante do projeto selecionado no Edital De Chamamento Público Nº 09.08.2023-Fomento Às Ações Culturais Audiovisuais (on-1635019192).

SERVIÇO

Evento: “O protagonismo feminino no campo das artes e da cultura”

Dia 22/06, das 10h às 17h30

Evento gratuito

Centro Cultural Alpharrabio

Endereço: Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151 – Jardim Bela Vista, Santo André

Informações pelo whatsapp 11 9 4482 4823

 

Centro Cultural Alpharrabio – Localizado junto às dependências da livraria, o Centro Cultural Alpharrabio tem promovido, nos últimos 32 anos, mais de 1000 atividades, abrangendo diversas manifestações artísticas e culturais. O Alpharrabio não é apenas uma livraria e uma editora; é também um centro cultural, conhecido como Alpha pelos íntimos, seus fiéis frequentadores que comparecem diariamente em busca não só de livros, mas principalmente do encontro com pessoas que compartilham o amor pela arte e cultura. Entre esses frequentadores estão escritores, artistas plásticos, músicos, professores e, acima de tudo, leitores ávidos por informação, lazer, debates e troca de ideias. O Centro é um polo irradiador, fomentador e divulgador da cultura regional do ABC Paulista, mas também mantém um diálogo ativo com a cultura nacional, trazendo escritores e artistas da capital paulista e de outros estados para palestras, lançamentos de livros e outras atividades.

Mais informações: https://alpharrabio.com.br/centro-cultural/

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo