Confira os destaques da agenda de maio da Fábrica de Cultura Diadema – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis. Toda a programação é gratuita.
A Fábrica de Cultura Diadema realiza no sábado (18) o Festival Deixa ela tocar, organizado pela coletiva União Deixa ela tocar, formada por mulheres periféricas que articulam e fazem a gestão do Espaço Cultural Casa Delas, referência de música da periferia da Zona Sul de São Paulo.
A partir das 16h, o público poderá aproveitar um bate-papo sobre os desafios e oportunidades para mulheres na música, apresentações artísticas da flautista, cantora e compositora independente Ani Basílio, da cantora, poeta, arte educadora e Mestre de Cerimônia Mana Bela e da banda Antena Loka, que experimenta sonoridades dentro do rock’n’roll através de uma antena que capta todas as loucuras do mundo, com participações da cantora e compositora Gabi D’oya, do baixista CaCaio Santos e da artista dançarine Vinee Walker.
Também haverá espaço para a discotecagem com a DJ Deise Miranda, para o breaking com a B Girl Ribez e o público ainda poderá visitar o estúdio de gravação da unidade durante o evento.
O festival ainda contará com dois stands: um de comida vegana feita por Paju marmitas, trazendo muito tempero e representatividade Trans com intervenções culinárias de Juliana Veiga, a proprietária do negócio; e outro de camisetas e adereços da coletiva União Deixa ela tocar que serão vendidos durante o festival.
Literatura e dança em Diadema
Na terça-feira (21), o poeta Sérgio Vaz vai até a Fábrica de Cultura Diadema com o projeto Poesia contra violência, ação que busca percorrer as periferias de São Paulo, principalmente escolas, recitando poesia e incentivando a leitura. Mesclando oficina e sarau, Vaz propõe ao público a apropriação da literatura como uma ferramenta de cidadania. O encontro será realizado das 10h às 12h.
O Núcleo Luz – projeto de aprofundamento em dança das Fábricas de Cultura – apresenta o espetáculo “DeComposição”. O espetáculo mais recente, lançado em dezembro de 2023, reúne microcélulas coreográficas criadas por aprendizes do Ciclo I, um dos cursos formativos oferecidos pelo projeto localizado no Bom Retiro. A Fábrica de Cultura Diadema receberá o espetáculo no dia 22 de maio, quarta-feira, às 15h. Outra oportunidade para ver o espetáculo será na quinta-feira (23), às 19h, no Teatro Sérgio Cardoso, localizado na Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista. A entrada gratuita com retirada de ingressos a partir das 18h na bilheteria.
Confira a programação completa do mês no site das Fábricas de Cultura.
SERVIÇO
Gratuito
Fábrica de Cultura Diadema
Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Telefone: (11) 4061-3180
Festival deixa ela tocar
18/05, sábado, a partir das 16h | Livre
Poesia contra a violência com Sérgio Vaz
21/05, terça-feira, das 10h às 12h | Livre
Espetáculo “DeComposição” com Núcleo Luz
22/05, quarta-feira, às 15h
———-
Funcionamento das unidades: De terça a sexta, das 9h às 19h
Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.
Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30
Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)
Sábados, das 9h às 17h
*Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados.
Domingos: às Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.
Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.
Sábados: das 09h às 17h (conforme a programação) | Domingos: conforme programação.