CulturaHome

Espetáculo infantil premiado marca a reinauguração do Teatro Maestro Flavio Florence

Santo André recebe A Travessia de Maria e seu irmão João da Cia. Arthur-Arnaldo para apresentação única

A adaptação do conto clássico João e Maria, recontado pelo autor britânico Neil Gaiman, estará no palco do Teatro Municipal Maestro Flavio Florence no próximo dia 18 de maio para uma sessão gratuita.

Foto 1 – Carú Lima  e Julia Novaes em cena de A Travessia de Maria e seu irmão João – crédito Ana Helena Lima

O espetáculo teatral A Travessia de Maria e seu irmão João foi contemplado pela 23a edição do Cultura Inglesa Festival produzido em 2019. O espetáculo é uma adaptação do conto clássico João e Maria , que na nossa dramaturgia traz apenas duas atrizes e propõe o nome de Maria antes de João no título, celebrando o protagonismo da personagem feminina do conto e a sua coragem para atravessar tudo o que as crianças enfrentam. A montagem celebra a força da parceria entre irmãs e irmãos dentro da família e a coragem que temos ao enfrentar o medo do abandono e do desconhecido. A diretora Soledad Yunge diz sobre como iniciou a ideia de montar uma peça que coloca tantos desafios para duas personagens infantis, e diz: “ há no projeto a ideia de que para todo medo há uma coragem do mesmo tamanho” 

A montagem trabalha com bonecos numa parte do espetáculo e existe um jogo de escala entre o mini mundo dos bonecos e o espaço cênico das atrizes que pretende transportar o espectador para um mundo mágico. Os elementos cênicos da montagem remetem a alimentos porque a montagem situa a família do conto em um lugar devastado pela fome e guerra e a criação quis trazer muito fortemente a presença do alimento , sua falta e também a possibilidade de reconstrução de um mundo onde não há mais fome. Alguns elementos, como a casa de pão e os próprios bonecos de Maria e João são feitos de pão.

A trilha sonora original e toda a criação de uma narrativa sonora foi criada para que o espectador tivesse uma experiência musical e sonora imersiva. A trilha perpassa grande parte da montagem, seja nas vozes em off ou nas músicas.

A peça estreou em 2019 e cumpriu temporadas no Teatro Cacilda Becker e em diversas unidades do SESC na capital e no interior de SP, além de receber o prêmio Zé Renato para uma circulação virtual por escolas públicas durante a pandemia. Esteve ainda no FESTVALE em S. José dos Campos e no FENATIB em Blumenau (SC), virtualmente no Festival Internacional Paidéia de Teatro para infância e Juventude e também em diversas unidades do SESC RJ pelo programa SESC Pulsar.

Agora a montagem da Cia. Arthur-Arnaldo chega ao ABCD paulista viabilizada pelo programa de ação cultural do governo do estado de São Paulo, PROAC-SP, e seu edital de circulação teatral.

A apresentação será com ENTRADA FRANCA e retirada de ingressos na bilheteria do teatro 30 minutos antes do inicio da peça. Após o espetáculo a companhia convida o público para um debate e vivência cultural, chamada de “Abrindo a caixa de histórias”.  O público poderá conhecer de perto os bastidores do espetáculo. No canal da Cia no Youtube estão disponíveis 7 minidocumentários sobre o processo de criação do espetáculo e podem ser acessados no link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLtFo8C36bmLslHy8XrM-xD3R7P_XSUSyT

SINOPSE 

Em tempos de guerra e fome Maria e seu irmão João enfrentam o medo do abandono, o escuro da floresta e os terríveis planos de uma bruxa. Com coragem, inteligência e de mãos dadas fazem a travessia que os levará de volta para casa.

Fotos do espetáculo (crédito Ana Helena Lima): https://drive.google.com/drive/folders/1tpt7s9PI0Hwr4f7CS2gheY1p99jYu7o4?usp=drive_link

Clique aqui para ler uma crítica do espetáculo por Dib Carneiro Neto

SERVIÇO:

ESPETÁCULO TEATRAL A TRAVESSIA DE MARIA E SEU IRMÃO JOÃO com a CIA. ARTHUR-ARNALDO (SP) em Santo André.

ONDE: TEATRO MUNICIPAL MAESTRO FLAVIO FLORENCE (Pça IV Centenário 01 – centro)

QUANDO: 18 DE MAIO 2024

HORA: 16h (duração 55 minutos)

QUANTO: ENTRADA FRANCA (ingressos distribuídos 30 minutos antes da peça na bilheteria)

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

Interessados em participar do debate e vivência após o espetáculo devem retirar uma senha na bilheteira. Disponibilidade máxima de 25 senhas entre adultos e crianças.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO 

Dramaturgia livremente inspirada no conto João & Maria – Carú Lima, Júlia Novaes e Soledad Yunge

Direção – Soledad Yunge

Elenco – Carú Lima e Júlia Novaes

Cenário – Rafael Souza Lopes

Co-Criação Cenário -Estúdio Lava (Júlia Reis e Lucas Bueno)

Figurinos – Rogério Romualdo

Trilha Sonora Original – Pedro Cury

Iluminação – Júnior Docini

Montagem de luz – Ana Matie

Montagem de cenário e contra regra: Tuna Serzedello

Concepção e Direção de bonecos – Carú Lima

Vozes em OFF – Guto Togniazzolo (Pai), Jackie Obrigon (Mãe)

Panificação de objetos cênicos (bonecos e casa de pão) – Carla Zocchio (Pão da Bola)

Objetos de cena – Fátima Lima e Paula Galasso

Direção de Produção- Soledad Yunge

Realização- Cia. Arthur- Arnaldo

www.arthurarnaldo.com.br

Instagram: @ciaarthurarnaldo

https://www.youtube.com/c/CiaArthurArnaldodeTeatro

Contato da produção

Soledad Yunge 

Diretora de Produção- Cia Arthur-Arnaldo

+55 11 98639 0874

soleyunge@gmail.com

 

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo