O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, inaugurou, na manhã de hoje (11), a EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil José de Pádua Reis, que atenderá cerca de 145 crianças, em um espaço de 826,98 m², que terá o início das aulas já nesta segunda-feira (13).
A nova unidade escolar infantil passa a ser administrada por uma OSC – Organização da Sociedade Civil, modelo que deve ser repetido em outras unidades educacionais da cidade, conforme explicou o prefeito em seu discurso de inauguração desta EMEI.

EQUILÍBRIO
“Temos um equilíbrio muito tênue da oferta e procura de vagas na educação infantil, por isso, a escola de educação infantil Lar Samaritano já está se adaptando a este modelo de OSC, e devemos entregar também a administração do Zilda Natel neste modelo de organização da sociedade civil. Assim, este modelo muda a lógica de administração da unidade educacional. Portanto, esta entidade tem uma expertise muito grande da Capital e foi selecionada por um edital de chamamento”, explicou Auricchio.
A unidade educacional José de Pádua Reis leva o nome do sogro de Auricchio, pai da primeira dama Denise Auricchio, e segundo o chefe do Executivo, vai desempenhar um papel importante no bairro.
ESPAÇO
“É uma obra que vai preencher um espaço muito importante aqui no bairro Olímpico. Por isso, o que temos demais importante, de fato, era entregar esta escola. Assim, estamos iniciando, já que é a primeira experiência que sai de um ponto zero de um novo modelo de gestão educacional, que são as escolas conveniadas. Aliás, é um modelo já adotado em algumas outras cidades. E o grande exemplo é o modelo da Capital, na qual o prefeito Bruno Covas foi um grande incentivador deste modelo”, lembrou o chefe do Paço Municipal.
A unidade atenderá crianças de zero a cinco anos de idade no período integral e inicia suas atividades nesta segunda-feira (13), já sob a batuta administrativa da OSC Pleno Viver.
A unidade escolar conta com espaço de lazer para as crianças, mini quadra, é equipada com redes de proteção e salas de aulas.

A secretária de Educação de São Caetano, Minéa Paschoaleto Fratelli, falou das responsabilidades da entidade quanto administradora da unidade escolar.
ATUAÇÃO
“Há uma comissão que fiscaliza a parte financeira, relacionada aos gastos e verbas, e a supervisão escolar, que já faz a supervisão de todas as unidades e que fará daqui também para ver a parte pedagógica. Começamos com 150, mas tem capacidade para atender 200 crianças”, elucidou a titular da Pasta da Educação.

CELSO M. RODRIGUES

