Mauá realiza palestra sobre uso racional de medicamentos

Em celebração ao mês que alerta para o Uso Racional de Medicamentos, a Prefeitura de Mauá promoveu na terça-feira (07), na Escola Estadual Olavo Hansen, no Jardim Feital, uma palestra aos alunos e funcionários da unidade. A ação chamada de “Farmacêuticos na escola” é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Assistência Farmacêutica. Outra atividade semelhante, está prevista para a próxima terça-feira, na mesma escola. A campanha acontece pelo quarto ano consecutivo no município e neste ano o público-alvo são alunos dos 6 aos 9 anos.

Entre os objetivos desses encontros estão a conscientização sobre as consequências do uso incorreto dos medicamento, reforçar a importância do uso adequado destes, bem como orientar quanto ao descarte adequado dessas substâncias, reduzindo os impactos ao meio ambiente.

Remédios com prazo de validade expirado não devem ser ingeridos, pois, além de perderem seus efeitos terapêuticos, podem ainda prejudicar a saúde. No entanto, é importante frisar que substâncias medicamentosas não devem ser descartadas em lixo comum, muito menos na pia ou vaso sanitário, uma vez que causam poluição do solo e das águas.

O descarte de remédios deve ser feito em pontos de coleta regulares. As UBSs e UPAs de Mauá já contam com coletores para descarte adequado de medicamentos vencidos ou em desuso.

No Brasil, é comum que algumas pessoas se automediquem e até indiquem remédios aos outros. Esse hábito é muito perigoso. O uso irracional de medicamentos pode agravar doenças. Há ainda o risco de que a combinação errada de substâncias anulem ou potencializem o efeito de outras.

Orientações sobre o uso de remédios:

– Utilizar medicamentos de forma incorreta pode prejudicar a saúde e até levar à morte. Eles são bons quando necessários e com a devida orientação médica ou farmacêutica.

– Se estiver grávida ou amamentando, não utilize remédios sem consultar o seu médico.

– Não recomende medicamentos. O que é bom para uma pessoa pode não ser para outra.

– Tome remédios somente com água.

– Não utilize medicamentos por conta própria e sem a avaliação de um profissional de saúde. A automedicação oferece riscos à saúde.

– Mantenha os remédios fora do alcance de crianças e de animais.

– Guarde os medicamentos longe do calor, da umidade e da luz intensa. Se precisar ser conservado em geladeira, evite colocá-lo na porta do eletrodoméstico.

Sair da versão mobile