“População quer a Carla como candidata mas a Lei Eleitoral não permite”, diz Orlando

O Programa PERSONALIDADE apresentado por Walter Estevam Junior, recebeu o prefeito de São Bernardo Orlando Morando – PSDB. Gravado na sexta-feira (04), com a participação do jornalista Leandro Amaral, o programa foi ao ar ontem, na ECOTV, canal 9 e será reprisado na próxima sexta-feira (10), às 20h, na Rede NGT – Canal 48. Polêmicas não faltaram a começar pela decisão da Justiça que deu vitória à São Bernardo em relação a cobrança do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, considerada indevida em relação a rateios mensais. Entretanto, o momento mais importante da entrevista foi a fala do alcaide sobre a escolha da sobrinha Flávia Morando – União Brasil (veja matéria na página 2), para ser a pré-candidata governista na próxima eleição.  Em primeiro lugar, a Lei Eleitoral não permite que parentes em primeiro grau (pai, mãe, irmão e irmã, filho e filha) possam suceder alguém que esteja no Poder Executivo. Portanto, Morando justifica dessa forma a ausência da sua esposa e deputada estadual Carla Morando – PSDB, nas urnas. “Ela aparece com destaque nos levantamentos que fazemos. Entretanto, o significado disso é que a população quer a continuidade da atual gestão”, concluiu o prefeito.

Recordista

Morando destacou que Carla superou suas próprias marcas nas urnas, conquistando 25% dos votos válidos em uma eleição proporcional na cidade. “A Carla foi recordista de votos, ela me superou nas urnas”, afirmou o prefeito, relembrando sua própria experiência. “Eu tinha sido o mais votado da cidade, superando o Lula quando em percentual, tive 119 mil votos em São Bernardo”, acrescentou.

Reconhecimento

“A Carla é a deputada que mais trouxe verbas na história de São Bernardo”, afirmou o prefeito, citando projetos como o Hospital da Mulher e o Hospital Veterinário, que são frutos do trabalho da parlamentar. “Na prática, não é sobrenome, não tenho essa vaidade. As pessoas querem continuidade. Não à toa, na última pesquisa tivemos 75% de aprovação da gestão”, acrescentou Morando.

Plano

Marcelo Lima, pré-candidato a prefeito pelo Podemos de São Bernardo, tem surpreendido com suas reuniões e militantes de partidos que fazem parte da sua aliança de apoio. Sempre com casa cheia, Marcelo mostra facilidade em apresentar suas propostas, além de interagir com facilidade com o público. Ontem, ele realizou coletiva de imprensa no Colégio Harmonia para anunciar uma plataforma colaborativa para o seu Plano de Governo.

Calendário

Faltam 152 dias para as eleições do primeiro turno em todo Brasil que serão realizadas no dia 6 de outubro e em segundo turno no dia 27 de outubro. Na região do ABC, quatro cidades estão dentro dos critérios do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, para a realização do segundo turno: Diadema, Mauá, Santo André e São Bernardo.

Constituição

O segundo turno é apenas para as eleições de presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos e vice-prefeitos, em cidades com mais de 200 mil eleitores, conforme previsão constitucional.

Filiado

O ex-vereador Jorge Salgado, presidente da APAE de São Caetano e pai do vereador Caio Salgado, está filiado no Solidariedade. O Partido estava com o vereador Fabio Palácio – Podemos, mas está se alinhando ao vereador Tite Campanella –PL, pré-candidato a prefeito. Porém, o partido não terá uma chapa de candidatos à vereança.

Pesquisa

O ABC Repórter publicará uma série de pesquisas até o pleito de 6 de outubro. O primeiro levantamento está em campo em Diadema. O REPÓRTER contratou a ASN Pesquisas Públicas Ltda que está ouvindo 700 eleitores.

WALTER ESTEVAM JUNIOR

redacao@jornalabcreporter.com.br – 11 96589-1878

Sair da versão mobile