São Caetano terá subestação de energia elétrica com investimentos de R$ 1,1 bilhão

Instalação integra empreendimento Riacho Grande que vai aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica para a região do ABC e São Paulo

A pedra fundamental da subestação de energia elétrica da ISA CTEEP em São Caetano, foi lançada ontem (29). Além de ampliar a oferta de energia na cidade, a subestação irá conferir maior confiabilidade ao sistema, eliminando sobrecargas de eventuais futuros desabastecimentos.

Prefeito José Auricchio Jr, Mayla Fukushima, diretora de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB, Evando Moreira, especialista em Regulação de Serviços Públicos da Diretoria de Energia Elétrica da ARSESP, Jônatas da Trindade, subsecretário de Meio Ambiente da SEMIL e Dayron Urrego, diretor-executivo de Projetos da ISA CTEEP

Com 11,8 mil m² de área construída prevista – na avenida Guido Aliberti, 291 – a subestação contará com arranjos compactos, ideais para centros urbanos. Trata-se da solução GIS (Gas-Insulated Switchgear ou Aparelhagem Isolada a Gás, na tradução), utilizada onde há restrições de espaço e ruído, pois ocupa área até 75% menor que a convencional.

Trata-se de uma das etapas do projeto denominado Riacho Grande, que visa a aumentar a qualidade de transmissão de energia em São Caetano, Santo André e na Capital. O empreendimento conta com investimento superior a R$ 1,1 bilhão e terá 11,8 mil m² de área construída.

Inauguração

“A expectativa é a de que o empreendimento gere 2,2 mil empregos diretos e indiretos na região do ABC. O projeto tem previsão de entrega para o final de 2025. Além da subestação, em São Caetano já estão sendo implantadas duas linhas de transmissão”, disse Dayron Urrego, diretor-executivo de Projetos da ISA CTEEP.

“Esta é uma notícia muito importante dentro do cenário fragilizado da distribuição de energia no Estado de São Paulo. A subestação vai aumentar a oferta de energia elétrica em nossa cidade. Essa é uma forma resiliente e persistente de trabalhar essa questão na Região Metropolitana, e São Caetano foi escolhida como o coração desse sistema. Mais um compromisso nosso com o futuro de São Caetanol”, afirmou o prefeito, José Auricchio Jr.

Escopo

O empreendimento engloba duas linhas de transmissão subterrâneas de alta tensão de 345 kV, que somam 44,6 km, uma linha de transmissão aérea de 345 kV, com 9 km, a ampliação de duas subestações (Miguel Reale e Sul) e a construção uma nova compacta e abrigada com capacidade de transformação de 800 MVA de potência (São Caetano), ideal para centros urbanos.

 

Sair da versão mobile