HomePrefeitura de São CaetanoSão Caetano do Sul

Prefeitura de São Caetano reúne mais de 200 voluntários em ação de combate à dengue em todos os 15 bairros

 

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou no sábado (6/4) uma grande mobilização no Dia D de Combate à Dengue. Foram mais de 200 voluntários da secretaria de Saúde, GCM (Guarda Civil Municipal), Semob (Mobilidade Urbana) e atiradores do Tiro de Guerra, que percorreram os principais corredores comerciais da cidade e realizaram porta a porta no Jardim São Caetano, além de fiscalização de denúncias nos bairros Santa Maria e Barcelona.

As equipes se reuniram em frente à Câmara Municipal e, com apoio do transporte da Seeduc (Secretaria de Educação), foram divididos entre todos os pontos. “Foi uma manhã muito produtiva. Nossos voluntários andaram nos comércios distribuindo materiais informativos, visitaram bairros como o Jardim São Caetano, onde o acesso às moradias é difícil durante a semana. Ainda assim, a equipe conseguiu visitar apenas 151 residências, muitos moradores continuam recusando a visita dos agentes”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Em fevereiro, uma ação integrada entre a Secretaria de Saúde, GCM e Defesa Civil, a Prefeitura passou a percorrer todos os bairros com a identificação de possíveis focos de dengue. A GCM utiliza o drone para identificar caixas d’água sem tampa, calhas com acúmulo de água e outros potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Esta é a segunda vez que o município organiza grandes mobilizações no Dia D de Combate à Dengue. A primeira foi realizada no dia 2 de março.

Em março, a equipe de combate à dengue ganhou reforço de 45 atiradores do Tiro de Guerra, que está atuando diariamente junto de Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde no porta a porta. A participação dos jovens do Tiro de Guerra tem trazido mais segurança e tranquilidade aos moradores, que, muitas vezes, ficam temerosos em abrir suas casas à inspeção dos agentes. “Desde o dia 25, quando iniciamos a ação, foram visitadas 2.406 residências em nove bairros”, destacou Regina Maura.

 

NEBULIZAÇÃO

 

O município segue fazendo pulverização com aplicação de larvicida biológico como combate ao Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus e chikungunya. O larvicida só mata as larvas do mosquito, sendo utilizado como controle de infestação. É um produto altamente seguro para o meio ambiente e para as pessoas. “Toda nossa equipe de Agentes de Endemias, ao apurar as denúncias que recebemos diariamente, tem aplicado larvicida onde é necessário, como caixas d’água e locais de água parada com larvas”, destacou o coordenador do CCZ, Fabio Bertolla.

Já em bairros onde há mais casos de transmissão está sendo feita aplicação de adulticida, um produto para eliminar os mosquitos infectados. Essa nebulização é feita em três dias consecutivos em horário onde há maior probabilidade de o mosquito ter contato com o inseticida (início da manhã ou fim da tarde). Diferente do larvicida, que controla a infestação, ele é um inseticida eficaz para eliminar o mosquito infectado. Em março, sete bairros passaram pelo processo.

 

TELE DENGUE

 

Todas as UBSs têm protocolo para atender o paciente que chega com suspeita da doença, com apoio das ECADs (Equipes de Cuidado Avançado de Dengue). O morador também conta com o serviço do Tele Dengue (4233-8136), canal de WhatsApp para orientação, denúncias e atendimento via telemedicina a moradores com sintomas da doença.

A Prefeitura está atenta e preparada para enfrentar a dengue, mas a melhor forma de prevenir é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que ocorre por meio de água parada nos possíveis criadouros.

Mesmo com todas as ações, os moradores devem manter os cuidados de prevenção no controle da proliferação do mosquito, como evitar acúmulo de água em vasos de plantas, tampar ralos pouco utilizados e colocar água sanitária e vedar caixas d’água, entre outros.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo