AtualidadesHome

Governador autoriza nova estação ABC da Linha 10-Turquesa em Santo André

Tarcísio de Freitas anuncia projeto para novo equipamento da CPTM no local da antiga parada Pirelli e que também fará parte da Linha 14-Ônix até Guarulhos

 

 

 

A Linha 10-Turquesa da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que liga quatro cidades do ABC à Capital, terá uma nova estação para atender a uma demanda antiga dos passageiros da região. Nesta segunda-feira (8), o governador Tarcísio de Freitas foi a Santo André, durante a Feira da Fraternidade e, ao lado do prefeito Paulo Serra, autorizou a elaboração dos projetos para a construção da estação ABC, que vai funcionar no mesmo local da antiga parada Pirelli, desativada em 2006.

foto divulgação

 

foto divulgação

“É uma estação que vem sendo demandada há muito tempo e que colocamos como prioridade. Foi um compromisso que nós assumimos e determinamos à CPTM o início imediato dos projetos de engenharia levando em consideração, num primeiro momento, o atendimento à Linha 10 e também possivelmente à Linha 14 que virá e vai sair de Santo André, cortar a zona leste de São Paulo e terminar em Guarulhos”, afirmou Tarcísio.

 

 

foto divulgação

 

Projeto

 

O projeto básico da estação ABC será contratado pela CPTM, com prazo de 18 meses para conclusão. Depois disso, o Estado poderá estabelecer os cronogramas de abertura das licitações de obras.

 

Compromisso

 

 

“A gente não poderia ter um presente maior do que a presença do governador do Estado, anunciando um compromisso de campanha, que juntos vamos tirar do papel. Já entregamos a modernização da Avenida dos Estados e recebemos recursos para a saúde, estamos muito felizes com mais esse anúncio importante, uma grande conquista nos 471 anos da cidade”, destaca o prefeito Paulo Serra.

 

Com demanda estimada de 15 mil passageiros por dia, a estação ABC ficará entre as estações Santo André e Capuava da Linha 10-Turquesa. Futuramente, ela também será integrada à Linha 14-Ônix, interligando Santo André a Guarulhos.

 

“A retomada dos estudos e projetos para reativar a Estação ABC é um passo importante em direção a um sistema de transporte público mais eficiente, acessível e integrado para todos. A nova estação será uma solução para a mobilidade de 15 mil passageiros diariamente e que terá um impacto positivo em toda a rede de transportes”, declarou o secretário de Transportes Metropolitanos.

 

Baixada

 

O Governo de São Paulo ainda faz análises preliminares para que a estação ABC integre o futuro projeto do Trem Intercidades entre a capital e a Baixada Santista.

 

“A futura estação ABC será estratégica para o município de Santo André captando novas demandas, desafogando a estação central, potencializando o intenso desenvolvimento urbano da região, propondo a implantação de empreendimentos associados e incentivando as atuais e futuras atividades comerciais”, afirmou o presidente da

 

CPTM.

 

A estação será 100% acessível e terá itens de conforto e segurança aos passageiros como escadas rolantes e elevadores, além de bicicletário gratuito – mediante cadastro, como ocorre nos demais locais que oferecem o serviço.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo