CulturaHome

Cine Roxy inicia comemorações de 90 anos com Fábio Porchat

Cinema de rua santista completa nove décadas em 2024, e prepara uma série de ações para celebrar essa data e passará por uma revitalização que deve ser concluída no início do segundo semestre.

Cine Roxy, de Santos, é atualmente cinema de rua de funcionamento contínuo e no mesmo endereço mais antigo do Brasil. Fundado em 15 de março de 1934, por Antonio Campos, exibiu inicialmente Cântico dos Cânticos, estrelado pela atriz alemã Marlene Dietrich. Desde então a rede foi dirigida pelo filho do fundador, Francisco Campos, e depois pelo neto, Antonio Campos Neto, o Toninho Campos, que segue até hoje. Para iniciar as festividades, na sexta-feira, dia 22 de março, às 19h, em parceria com Warner Bros. Pictures Brasil, promove a estreia nacional para convidados do filme Evidências do Amor, estrelado por Fábio Porchat e a Sandy Leah. Fábio Porchat estará presente para abrir a sessão.

 

Cine-Roxy-em-1939

 

 

Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy): os dois se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente.

Após a estreia nacional, o Cine Roxy 5 passará por uma revitalização, financiada com incentivo da Lei Paulo Gustavo Estadual. Além do Roxy 5, o Cine Roxy 6, de São Vicente, localizado no shopping Brisamar, também foi contemplado com esta lei, e lá as modernizações serão nos novos projetores lasers a serem adquiridos. “Vivemos momentos difíceis durante a pandemia e após, mas conseguimos sobreviver e chegarmos aos 90 anos. Essa vitória precisa ser comemorada e nada melhor que apresentarmos um Cine Roxy totalmente remodelado ao nosso público bem no ano em que celebramos essa data tão importante”, ressalta o proprietário do Roxy, Toninho Campos. Maurilio Moriyama, novo diretor da rede e que se juntou a Toninho em 2024, vislumbra um futuro positivo mesmo diante das dificuldades. “Teremos uma série de ações durante 2024 para celebrar os 90 anos e estreitar ainda mais a relação do Roxy com a população e parceiros, queremos nos manter na vanguarda do cinema e trazer o público cada vez mais para nossas salas”, afirma.

“Iniciarmos essa programação com Evidências do Amor reforça a parceria com a Warner Bros. Brasil, que tem sido importante parceira todos esses anos. É um filme que fala de memórias, mas que mira o futuro do protagonista. História que tem tudo a ver com o Roxy: um cinema tradicional que sempre objetivou o futuro e procurou acompanhar as tendências e atender da melhor forma as pessoas”, detalha Toninho.

“Fico muito feliz em poder estrear este filme feito com tanto carinho em um cinema tão especial e que celebra tanto tempo de atuação”, destaca o ator Fabio Porchat.

Um novo Cine Roxy

Após enfrentar desafios significativos durante a pandemia de covid-19, o Roxy está pronto para renascer com uma revitalização visual que deixará todos deslumbrados. Sob a liderança visionária de Toninho Campos, o cinema se prepara para uma renovação completa, tanto estética quanto tecnológica, reafirmando seu compromisso em permanecer na vanguarda do entretenimento cinematográfico. As mudanças não se limitam apenas à superfície. O Roxy está passando por uma verdadeira revolução em sua gestão, estabelecendo novas parcerias e trazendo conteúdos inovadores para satisfazer os gostos exigentes de sua fiel audiência e atrair novos espectadores ávidos por experiências cinematográficas memoráveis.

A peça central desta celebração é, sem dúvida, a revitalização visual que está por vir. A unidade do Roxy em Santos será transformada num espaço deslumbrante, combinando elementos clássicos com toques modernos, criando uma atmosfera única e acolhedora para os cinéfilos de todas as idades. Enquanto a unidade de São Vicente receberá dois dos mais modernos e potentes projetores laser com tecnologia de ponta que certamente transformarão a experiência dos cinéfilos de plantão.

Sobre o Cine Roxy

O Cine Roxy é um tradicionalíssimo Cinema de Rua, de Santos, litoral paulista, inaugurado em 15 de março de 1934 e caminha para os 90 anos. Como aconteceu com várias salas de cinema que não pertencem às redes estrangeiras, o cinema enfrentou grandes dificuldades após o início da pandemia da covid-19 e quase fechou (para exemplo, o Roxy de Copacabana, um pouco mais novo, mas igualmente tradicional, fechou e reabriu como teatro). Epicentro da produção cultural santista, o Cine Roxy é um cinema que apoia todas as iniciativas culturais da cidade: de festivais à ONGs, creches, escolas públicas, faz sessões de cinema azul (para pessoas com deficiência) e é raro exemplo de cinema, no Brasil, fora de uma capital, a realizar eventos de lançamentos dos filmes, com pré-estreias exclusivas. Prestes a completar 90 anos, o Cine Roxy propõe uma reforma de suas estruturas e, como contrapartida, uma série de ações de inclusão e formação de plateia, como uma sessão mensal por mês gratuita para PCD (pessoas com deficiência), um tipo de sessão específica com som mais baixo, temperatura ambiente,

O Roxy acompanha os principais lançamentos, desde os blockbusters até filmes premiados e independentes, bem como espetáculos musicais e competições esportivas. Colabora no fomento cultural e artístico, através de parcerias com festivais, projetos, produtores culturais, cineastas e artistas. Por isso, costuma ser a escolha das distribuidoras e produtoras para as avant-premières em Santos, cujos resultados superam ou igualam aquelas feitas em capitais. E não deixa de incentivar a produção local, cedendo espaço para estreias de trabalhos realizados na Baixada.

A cada estreia, o Roxy coloca em prática um forte trabalho de divulgação na mídia regional, mediante ações de marketing e assessoria de imprensa, para disseminar informações dos filmes que serão lançados. Após o debute do longa, segue-se um trabalho que visa mantê-lo na lembrança do público. “Nós temos prazer pelo que fazemos. Não jogamos simplesmente o filme na programação. Nós o lançamos, informamos o público”, ressalta Toninho.

Por exemplo, nos últimos lançamentos da franquia Star Wars, o Cine Roxy 5 contou com apresentações da Banda Marcial de Cubatão (depois chamada Orquestra de Metais e Percussão de Cubatão) levando ao público a trilha sonora da saga, ao ar livre, em frente ao cinema, além das presenças de cosplayers devidamente trajados como os personagens da saga criada por George Lucas. Esse tipo de ação acontece com frequência e é destaque na cidade, nos veículos de comunicação, e repercutem nacionalmente, visando divulgar as estreias.

Atores como Alexandre Borges, Alessandra Negrini, Milhem Cortaz, Emílio Orciollo Netto, Suzana Pires, Leandra Leal, Flávia Alessandra, Cleo Pires, Fiuk, Ícaro Silva, Paulo Betti, Leandro Hassum, o youtuber Christian Figueiredo, o humorista Danilo Gentilli, os elencos mirins de Detetives do Prédio AzulMeus 15 Anos, Carrossel, de Turma da Mônica: Laços, a banda Titãs, o Rei Pelé, o cantor Chorão, entre muitos outros artistas e profissionais de destaque, lançaram seus respectivos filmes no Cine Roxy.

Mas de todas as “personalidades”, talvez a que tenha atraído mais pessoas foi a boneca Annabelle. Aproveitando a estreia de Annabelle 2: A Criação do Mal, o Roxy, em parceria com a Warner, recebeu em agosto de 2017 a boneca original do filme, a mesma usada na Pegadinha do Sílvio Santos. Com o primeiro post sobre a chegada da boneca, a página do cinema no Facebook triplicou o número de seguidores. Além de ficar exposta no foyer do cinema, atraindo milhares de pessoas que faziam fila antes mesmo do Roxy abrir as portas, Annabelle deu um “rolê” por pontos turísticos da cidade, causando furor e gerando expectativa das pessoas para saber qual seria a próxima parada da boneca. Casas noturnas ligavam pedindo a presença da estrela. Até a Vila mais famosa do mundo recebeu a personagem: ela visitou o Santos Futebol Clube, com direito à “coletiva” na sala de imprensa e presença no gramado, o que fez alguns torcedores temerem por uma possível “maldição” da equipe. A campanha viralizou de tal forma que virou notícia nacional, em importantes sites, blogs e emissoras de tevê do país. Deixou saudades e, dois anos depois, na estreia de Annabelle 3, ela voltou a Santos para visitar lugares que não tinha ido.

Durante todos os anos, o Cine Roxy abre espaço para lançamentos de produções locais, de curtas, médias e longas-metragens. Foi sede e recebe festivais e mostra de cinema locais e de âmbito nacional. Importante relembrarmos alguns exemplos e ocasiões.

Sempre no mês de junho o Cine Roxy sedia o Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos. Recebeu e cedeu suas salas para outros festivais como Sansex, itinerâncias da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festivais Sesc Melhores Filmes, Varilux de Cinema Francês. Abriu suas salas para as pré-estreias de produções regionais como Os Portais do Inferno se Abrem: A História do Vulcano e Califórnia BrasileiraO Hardcore Punk em Santos 1991-1999, da dupla Wladimyr Cruz e Rodiney Assunção,  Pauê, o Passo de Um Vencedor, de Alessandra Pereira e Fábio Capellini, Laje dos Sonhos, de Raquel Pellegrini, o projeto Baixada Sambista, de Alexandre Cortez, o curta-metragem Anseios que Permeiam Meus Tempos de Paz, e o longa Porta-Retrato, ambos de Eduardo Ferreira, doou displays e cenários para decorações de eventos como Santos Comic Expo, Santos Criativa Festival Geek, apoiou o Santos Jazz Festival exibindo vídeos do evento antes das sessões de cinema, anualmente recebe os lançamentos do Instituto Querô, organização social que trabalha a inclusão de jovens de famílias de baixa renda por meio do audiovisual e que, durante vários anos, pôde levar gratuitamente seus alunos para o cinema, em qualquer sessão, gratuitamente, às terças-feiras.

No âmbito do social, por sinal, o Cine Roxy realiza intenso trabalho. Recebe turmas de escolas públicas, creches, ONGs, casas de repouso e projetos de inclusão, que podem curtir o cinema gratuitamente, como também realiza sessões arrecadando fundos e mantimentos em prol dessas entidades. A lembrar:  além do Querô, Instituto Arte no Dique (que também lançou documentários no Roxy), Associação Projeto Tamtam, Ação do Coração, Projeto Tia Egle, Grupo Amigo do Lar Pobre (Galp), Instituto Neo Mama, Casa Vó Benedita, Igreja Senhor dos Passos, ACAUSA, Asfar, Rotary, Instituto Neymar, e muito mais.

Com a pandemia da covid-19, em 2020 o Roxy ficou quase oito meses fechado e enfrentou diversas dificuldades. A movimentação na internet e milhares de pedidos do público santista por uma campanha de colaboração virtual, já em 2021, e a comoção de artistas (entre eles Sérgio Brito, vocalista dos Titãs, Nasi, cantor do Ira!, Fernanda Abreu, Nuno Leal Maia, Oscar Magrini, etc), esportistas e profissionais importantes de diferentes áreas, mais uma vez mostraram que o cinema é uma fênix, capaz de sobreviver e ressurgir com força após a tempestade.

No fim de 2021, com a estreia de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, finalmente o público voltou intensamente ao Roxy. Em março de 2022, para lançar Batman, de Matt Reeves, o Cine Roxy através de sua assessoria simplesmente fez um Batman (da Brasil Adventures) descer os 11 andares do prédio onde está situado, de rapel.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo