Após negociações e o adiamento da escolha do novo presidente, o PSDB de São Paulo definiu oficialmente ontem (06), seu novo comandante no Estado. Marco Vinholi emerge como o nome de consenso, apesar das divergências e resistências internas.
Apesar das reticências do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, em relação a Vinholi, parece que a voz das bases do partido e a necessidade de unidade e eficácia falaram mais alto.
A escolha, além de reconduzir Vinholi ao cargo, fortalece o grupo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, diante a região do ABC e metropolitana, que apoiou e fortaleceu o nome de Vinholi no diretório tucano.
Além disso, a pressão da iminente janela partidária, que oficialmente começa hoje (07), só adicionou urgência às negociações, com o PSDB trabalhando arduamente para evitar uma debandada de importantes quadros para outras siglas.
Por fim, o papel dos prefeitos Paulo Serra, de Santo André, e Orlando Morando, de São Bernardo, na formação do Diretório Estadual também foi fundamental, destacando a importância das lideranças municipais no cenário político do Estado.