HomePolíticaSão Caetano do Sul

Vereador Caio Salgado apresenta Projeto de Lei para Observatório Municipal do Idoso

 

Nesta última terça-feira (27), o vereador Caio Salgado, super ativo na causa da Terceira Idade, levou para votação na Câmara Municipal de São Caetano do Sul seu projeto de lei que propõe a criação do “Observatório Municipal do Idoso”.

No entanto, 12 votos acompanharam o parecer de Inconstitucionalidade da Comissão de Justiça e Redação e os outros 5 votos foram contra. O objetivo do projeto era estabelecer um mecanismo de acompanhamento trimestral dos idosos que frequentam os Centros Integrados de Saúde e Educação – CISEs.

Para isso, seriam designados Agentes Comunitários de Saúde, encarregados de relatar a rotina dos idosos, identificando possíveis alterações como frequência às aulas, diagnósticos e procedimentos médicos, além de aspectos emocionais como cansaço, perda de memória recente, nervosismo e alterações de hábitos, incluindo alimentares.

Esses agentes teriam a responsabilidade de manter cadastros atualizados, orientar os usuários dos CISEs e repassar aos enfermeiros todas as informações coletadas durante o observatório. O intuito era prevenir doenças, especialmente as demências, que têm uma previsão alarmante de aumento nos próximos anos, conforme alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Salgado lamentou a decisão de seus colegas na Câmara, mas não desanimou. Ele disse que vai continuar na luta por melhorias para os idosos, manifestando sua firme determinação e compromisso em explorar novas abordagens para concretizar a proposta em futuras proposições legislativas promovendo ainda mais qualidade de vida da população idosa.

 

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo