CidadesHome

Grande ABC vai ganhar 57 novos condomínios em 2024

 

Segundo a Lello, maior administradora de condomínios do país, empreendimentos a serem entregues até o final deste ano na região representam 10,4 mil apartamentos

O Grande ABC vai ganhar 57 novos condomínios em 2024. É o que aponta levantamento realizado pelo Data Lello, frente estruturada de dados da administradora Lello Condomínios que compila, traduz, cruza analisa e transforma em informação e tendência os dados relacionados à vida em comum nas cidades.

 

Segundo o estudo, realizado com base em informações disponibilizadas por construtoras e incorporadoras, o total de empreendimentos imobiliários a serem entregues até o fim deste ano na região representa 10,4 mil novos apartamentos.

 

Santo André lidera o número de entregas de novos edifícios para 2024, com 23 empreendimentos a serem implantados até dezembro. Em seguida vêm as cidades de São Bernardo do Campo (20), São Caetano do Sul (6), Mauá (5) e Diadema (3).

Angelica Arbex,

Segundo Angelica Arbex, diretora de Marketing da Lello Condomínios e coordenadora do estudo, a expansão vertical no Grande ABC vive um ciclo de aceleração. “A verticalização de uma região muda toda a paisagem urbana da área. A geração de empregos e a ampliação da oferta de comércio e de serviços no entorno sempre acompanham a aceleração imobiliária”, destaca a executiva.

 

Segundo ela, nunca foi tão importante a criação de pautas de sustentabilidade e de regeneração urbana no mercado imobiliário como agora. “Os empreendimentos já precisam nascer com soluções pensadas para o reuso de água, alterativas para geração de energia limpa, correta destinação de lixo, compostagem, horta, dimensionamento adequado para carregamento de carros elétricos e formação de comunidades fortes de vizinhos. Não há outra maneira de viver em comunidade que enfrentando, debatendo e criando soluções inteligentes e com respeito aos recursos naturais, finitos. Um empreendimento não é uma ilha isolada do mundo. Não olhar para estes temas torna inviável a vida urbana. E criar esta cultura num condomínio que está nascendo é a forma mais orgânica de mudar as cidades para melhor”, conclui Angelica.

 

O setor de implantação da Lello Condomínios preparou um passo a passo para a implantação de novos condomínios no ABC (veja abaixo)

Conheça o passo a passo da implantação de novos condomínios:*

1) Escolher a administradora que vai implantar o condomínio, seguindo todos os passos determinados pela legislação.
2) Fazer a previsão orçamentária para a implantação e pela ocupação do condomínio, determinando, desta forma, quanto cada unidade irá pagar de cota condominial por mês.
3) Adquirir o “enxoval” básico para o empreendimento até que o Corpo Diretivo seja eleito e possa determinar os próximos passos.
4) Contratar a primeira equipe de funcionários, que já deverão estar presentes durante o período de instalação.
5) Realizar a assembleia de implantação, conforme determina a legislação;
6) Eleger o primeiro síndico e o primeiro corpo diretivo;
7) Obter o CNPJ do empreendimento;
8) Celebrar os contratos de manutenção, observando todo o necessário para preservar a garantia dada pelo incorporador da edificação;
9) Contratar o seguro adequado para o empreendimento;
10) Criar normas provisórias de uso;
11) Propor e aprovar o Regulamento Interno;
12) Cuidar de todos os assuntos relacionados às concessionárias: cadastro de economias na Sabesp, desmembramento de IPTU e titularidade para registro das contas, entre outras providências;
13) Criar o cronograma de assembleias do primeiro ano que vão deliberar sobre pautas comuns como fechamento de sacada e área de serviço, sorteio de vagas de garagem se for o caso, entre outras decisões comunitárias.

* Dados fornecidos pelo setor de Implantação de Condomínios da Lello

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo