Conclusão de ciclovia da Av. Prestes Maia será em março
Medida contará com cerca de 1,5 quilômetro de extensão, incluindo no projeto nova área de convívio, iluminação, pontos de paraciclo e replantio de mudas em SBC
A implantação da ciclovia, bem como da pista de caminhada da Prestes Maia – uma das principais vias de acesso da região central do município –, envolve o investimento do poder público no valor de R$ 4,9 milhões. O amplo projeto de transformação do local abrange a revitalização geral de espaços verdes e construção de quatro fontes luminosas em trecho na Avenida Newton Monteiro de Andrade, próximas à altura da Avenida Brigadeiro Faria Lima.
“Vistoriamos as obras e constatamos o andamento avançado do projeto. Está em ritmo célere e ficando lindo. A previsão de entrega é fim de março de 2024. A iniciativa cria uma nova e importante opção à prática esportiva e de lazer para os moradores da região, principalmente Centro e Nova Petrópolis. Esse corredor central era pouco utilizado até então pela população. Com a reestruturação, queremos dar vida a esse espaço, assim como fizemos com a Avenida Kennedy”, pontuou o prefeito Orlando Morando.
A medida, além da adequação do canteiro, contará ainda, entre as ações, com execução de guias e sarjetas, implementação de área de convívio com acessibilidade, colocação de guarda-corpo, pavimentação, sinalização, pontos de paraciclo (estacionamento de bicicletas) e novo paisagismo, o que inclui grama e replantio de 300 mudas de árvores. Em trabalho complementar, haverá implantação de iluminação de LED na via, cujo investimento adicional será de R$ 378 mil – 160 novas luminárias e 80 braços duplos.
A vistoria no local foi acompanhada pelo secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, responsável pela execução do projeto. “É uma repaginação importante desta região, trazendo nova ciclovia, iluminação e paisagismo. Um grande pacote de melhorias. Em relação ao tráfego de veículos no entorno, houve mudança, inclusive, de retornos no percurso da via. Tudo isso pensado, visando otimizar a fluidez da avenida e dar conforto para os usuários do corredor.”