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CETESB libera mais uma licença ambiental para o BRT-ABC

Autorização permitirá avanço do projeto; fase 2 seguirá de São Bernardo ao Terminal Sacomã

 

 

MARCOS FIDELIS

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo anunciou a emissão da licença ambiental necessária para a continuação das obras do sistema de ônibus elétricos rápidos BRT do ABC, ontem (7). Essa autorização permitirá a implementação da tão aguardada fase 2 do projeto, estendendo-se do limite de São Bernardo até o Terminal Sacomã, na capital paulista.

A licença, com validade de seis anos, representa um marco significativo para a região, especialmente considerando o histórico do projeto. O BRT-ABC foi escolhido para substituir o antigo plano de um monotrilho (linha 18-Bronze), devido a questões de viabilidade e custo, de acordo com o governo do Estado de São Paulo. Embora a conclusão da fase 1 estivesse originalmente prevista para o final de 2022, sua implementação enfrentou atrasos. Agora, a expectativa é de que um trecho seja inaugurado até o final de 2024.

Obras

Atualmente, a fase 1, que abrange o trajeto dentro de São Bernardo, já está em andamento, com cerca de seis quilômetros em obras. A fase 2, por sua vez, terá uma extensão de 11,8 km e incluirá a construção de 13 paradas, quatro viadutos, três pontes e quatro passarelas ao longo das vias Avenida Lauro Gomes, Avenida Marginal, Rua Michel Saliba, Rua Aída e Rua do Grito, abrangendo São Bernardo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo.

Sistema

O BRT-ABC promete trazer uma solução eficiente de transporte público para a região, com 92 veículos movidos à bateria com recarga via rede aérea (e-Trol), garantindo um serviço rápido e sustentável. Com uma extensão total de 18 km, espera-se que o BRT-ABC possa atender até 600 mil pessoas por dia, aliviando o tráfego e contribuindo para a redução da emissão de poluentes na atmosfera.

Investimento

A empresa responsável pela construção e operação do sistema é a NEXT-Mobilidade (ABC Sistema), em um contrato de R$ 22,6 bilhões, válido até 2026. Além da implementação do BRT-ABC, o contrato também abrange a reforma do Corredor ABD de trólebus e a operação e troca de frota de 111 linhas intermunicipais fora de corredor no ABC, gerenciadas pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

 

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